A cerimónia do encerramento dos Jogos do Desporto Escolar 2011 foi presidida pelo Director Regionalda Educação, Dr. Rui Anacleto.

Nestes jogos participaram 5.140 alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico das diversas escolas da Madeira e Porto Santo.

Foi uma festa. Festa iniciada com a solene cerimónia de abertura ao início da noite do dia 17 deste mês de Maio, no estádio dos Barreiros. Depois de desfilarem todas as escolas participantes, com o seu estandarte e madrinha/padrinho, mais de 1.000 figurantes deram vida e cor ao que seria uma tentativa – bem conseguida, aliás – de comemorar os 25 anos da entrada de Portugal na União Europeia: música, dança e canto. Tudo numa maravilhosa noite serena e agradável. Duas horas bem passadas. 

Foram quatro dias de jogos. Do Colégio Infante D. Henrique participaram 111 alunos que boa conta deram de si. Entraram em 12 modalidades: andebol, basquetebol, voleibol, futebol, badminton, ténis-de-mesa, natação, futsal, judo, canoagem e orientação/escalada.

Nas modalidades colectivas, a força do Colégio Infante manifestou-se no andebol. Nada de novo, pois desde há muitos anos que o Colégio dá cartas nesta modalidade. Assim sendo, as nossas meninas em infantis arrancaram o primeiro e o segundo lugar. Duas taças! Quanto aos rapazes, em iniciados, conquistaram o primeiro e o terceiro lugares.

Nas modalidades individuais, foram 9 os que ficaram em primeiro lugar, em natação.

Para um estabelecimento de ensino com a sua dimensão – pequena em relação às escolas públicas e mesmo aos três outros grandes colégios – em resultados, foi uma boa prestação.

Para mais tarde recordar, todos os “atletas” receberam uma medalha de participação.

Como em todas as festas, ainda bem que esta acabou. É bonito, mas cansativo, quer para organizar quer para acompanhar nos diversos recintos desportivos todos os alunos. Exige mobilidade de muita gente. Pois é preciso pensar em transporte, refeições, equipamentos e documentos…

Foi uma festa! Acabou! Agora todos têm pela frente o “último assalto”. E o tempo é pouco!

Bem haja quem participou, quem organizou e quem acompanhou.

Ferdinando Freitas, scj