Há momentos que marcam a vida da gente e por estes lados, na Pérola do Atlântico, a festa das Missões é um desses momentos especiais.
Já passou uma semana e muita poeira foi assentando durante estes dias.
Foi deste modo que no passado dia 20 de Outubro o Colégio Missionário celebrou, em comunhão com toda a Igreja, a festa das Missões.
Respondendo ao repto do Papa Francisco na sua mensagem para esse dia, a informação chegou aos quatro cantos da ilha e todos foram convidados para este banquete, para esta festa. A partir das 9h da manhã começavam a chegar os primeiros grupos, a feira missionária começava a dar um ar da sua graça e um sacerdote ia atendendo algumas pessoas em confissão, enquanto outros davam os últimos retoques ao ambiente, ao som e ao palco para o primeiro grande momento do dia, a Eucaristia.
A Eucaristia foi presidida pelo nosso missionário madeirense em Angola (Luau) o Pe. Joaquim Freitas, com a presença do Pe. Jorge Alves, também missionário em Angola (Luanda), que nestes dias encontra-se entre nós e de alguns sacerdotes da comunidade do Colégio Missionário. Com uma forte interpelação missionária, o presidente da celebração apelou à vocação missionária de cada cristão que, no concreto de cada dia, é também enviado a anunciar a Palavra. Esta mensagem ressoou por toda a ilha com a ajuda do Posto Emissor do Funchal, que transmitiu a Eucaristia através da rádio. De ressalvar que a Eucaristia foi animada pelo Grupo Coral Padre Dehon, o nosso coro residente do Colégio Missionário.
A parte da tarde contou com muita animação de artistas madeirenses que graciosamente, como já vem sendo hábito, animaram a festa até o final da tarde. Grande parte destes artistas já são presença habitual na Festa das Missões e fazem questão de aqui vir; outros participaram na festa pela primeira vez.
Foi um dia muito bem passado, com a preciosa ajuda do São Pedro que nos proporcionou um bom tempo.
Resta agradecer a todos aqueles que tornaram possível este dia, a todos aqueles que prepararam os espaços, aos que garantiram o funcionamento da Feira Missionária ao longo do dia, e a todos os artistas que animaram a tarde recreativa.
Apesar de estar em vista a implementação de um novo projeto para o edifício do Colégio Missionário, queremos garantir que esta festa continue, nos próximos anos, em novos moldes, para que não se perca a importância desta marca missionária da nossa presença na Madeira.
Por fim, agradecemos a todos os vizinhos e amigos, que durante esse dia passaram pelo Colégio Missionário mostrando o seu amor às Missões e a esta casa que será sempre reconhecida como uma “escola de missionários”.
Bem-haja a todos!
In Corde Jesu!
Pe. Juan Noite, superior do Colégio Missionário