Comunicado final da XXIV Assembleia Geral da CIRP

A Casa Nossa Senhora do Carmo, a mesma que dará repouso ao papa Francisco a 12 e 13 de Maio, acolheu a XXIV Assembleia Geral da CIRP, em plena Semana de Oração pelas Vocações Consagradas.

Após momento orante, os trabalhos arrancaram com o já tradicional tempo de formação permanente aberto a outros Consagrados que acompanham os Superiores /as Maiores. O tema escolhido foi apresentado pelo P. José Vieira, presidente da CIRP, nas palavras de Abertura: ‘Novas tecnologias da informação’. É urgente conjugar o verbo ‘inovar’.

Paulo Rocha, diretor da Agência Ecclesia e Manuel Costa, responsável pelo site oficial da Igreja Católica, foram os formadores convidados.

Paulo Rocha apelou a uma conversão ao digital, uma vez que ‘estamos lá’ neste ‘ambiente’ e o agir digital tomou conta do nosso dia a dia. Recordou as instruções do Vaticano que convida a seguir o seu exemplo de vanguardismo na reflexão e na prática no que diz respeito à comunicação.

Manuel Costa falou de aspectos mais práticos: a internet, as redes sociais e os smartphones. Porque a vida das pessoas mudou e ninguém consegue passar sem eles, há que utiliza-los com sabedoria, discernimento e proveito pastoral. As redes sociais permitem dar a conhecer o instituto, promover atividades, ajudar na pastoral vocacional e juvenil, partilhar conteúdos, dar a conhecer o carisma, divulgar pensamentos dos fundadores/as, criar uma rede de benfeitores.

As tecnologias da informação trazem riscos, é verdade, mas estes são controláveis e os benefícios são mais evidentes que os problemas que possam criar.

Paulo Rocha concluiu com uma proposta de Bento XVI: há que cuidar do perfil digital católico. Temos que explicar quem somos pelo que dizemos, fazemos e interagimos nas redes sociais.

A tarde continuou a onda de formação iniciada na manhã e levou-nos a outra praia. O P. Abílio Pina Ribeiro fez uma visita guiada ao novo documento romano sobre a Vida Consagrada: ‘Vinho novo em odres novos’. Traz braçadas de orientações, convidando os Consagrados/as a ser ‘enólogos’, verificando também se os odres que contêm o vinho são adequados ou não. Temos que ser consagrados em saída, deixando os odres velhos, os pontos fracos da Vida Consagrada.

Com coragem, somos confrontados por problemas que temos que resolver, mas, sobretudo, somos convidados a saborear a alegria de sermos irmãos(ãs). Há aspetos a cultivar melhor como o da espiritualidade, da fraternidade e do serviço aos mais pobres. A bússola da Vida Consagrada – disse o P. Pina Ribeiro – é a busca de Deus, pois Jesus Cristo é a nossa aposta vital.

A parte final da tarde contou só com os Superiores /as Maiores em tempo de discernimento para as eleições da direção da CIRP. Nove grupos apontaram nomes e propuseram objetivos para a direção que esta Assembleia elegeu.

A noite foi passada em ambiente de confraternização, com a Eucaristia e o jantar na Casa das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena.

O segundo dia foi marcado pelas eleições. Após vários escrutínios, a nova Direção da CIRP é a seguinte: Presidente – P. José Vieira, Comboniano (reeleito); Vice-Presidente – Irmã Graça Guedes, Religiosa do Amor de Deus; Vogais: P. Carlos Candeias, Claretiano; Irmã Paula Jordão, Missionária Verbum Dei, Irmã Glória Lopes, Missionária do Espírito Santo. O Conselho Fiscal será composto pela Irmã Natália Rocha, da Aliança de Santa Maria (Presidente), o P. Ricardo Rainho, Carmelita Calçado (Secretário) e a Irmã Fátima Machado, de S. José de Cluny (Vogal).

A Assembleia aprovou, por unanimidade, o Relatório de Contas, tratou de alguns assuntos do interesse da CIRP, e partilhou acontecimentos, celebrações e efemérides que marcaram ou marcam a atualidade da Vida Consagrada em Portugal.

A próxima Assembleia da CIRP vai realizar-se a 20/21 de Novembro de 2017.