Coroas de amor ao Coração de Jesus do padre Dehon – Uma proposta de leitura

Por iniciativa dos Superiores Provinciais e da Comissão Teológica Dehoniana da Europa, está a realizar-se, de 9 a 11 de Setembro, em Clairefontaine, Bélgica, um Seminário de estudos sobre a obra do Padre Dehon, Coroas de amor ao Coração de Jesus.

O encontro destina-se a Confrades SCJ da Europa, especialmente aos mais envolvidos na formação inicial, e a alguns leigos ligados às nossas obras e à nossa espiritualidade. Somos 30 participantes. De Portugal viemos o P. Ricardo Freire, o P. José Domingos, a Eugénia Magalhães e eu próprio. Está também a participar o P. Leandro Garcês, vindo de Paris.

Os oradores têm sido os diferentes membros da referida Comissão Teológica, que nos propõem algumas pistas de reflexão nas diferentes áreas da Teologia em que são mais especializados, convidando-nos depois a uma leitura direta do texto original do P. Dehon, tanto a nível pessoal como em grupos de partilha ou em assembleia plenária. No encontro são utilizados os idiomas francês e italiano.

A tarde de ontem, 10 de Setembro, foi dedicada a uma visita guiada à Abadia de Orval, que dista mais ou menos 60 km de Clairefontaine. No fim da visita juntámo-nos à comunidade dos monges, para com eles cantar o ofício de Vésperas e celebrar a Eucaristia. Para retemperar forças, antes do regresso a casa tivemos um banquete dos Anjos, literalmente, porque o jantar decorreu no Restaurante Anjo da Guarda, que fica ali paredes-meias com a Abadia; entre outras iguarias, não podiam faltar a famosa cerveja trapista local e os queijos que são também feitos na Abadia.

O acolhimento da Comunidade de Clairefontaine tem sido caloroso, fazendo-nos sentir verdadeiramente em casa. O grande lamento é o problema das comunicações, porque a casa fica por aqui algures perdida na fronteira Bélgica-Luxemburgo, a rede telefónica é muito débil e o acesso à Internet é muito limitado. Se calhar assim fica mais tempo para a leitura das Coroas de Amor ao Coração de Jesus e, também por isso, está a valer a pena.

P. José Agostinho Sousa, scj

 

[FAG id=13139]

plugins premium WordPress