Crónica do quarto dia

Eis chegado o último dos quatro dias em que teve lugar esta Semana da Província, sob o tema, recordamos, “Introdução à leitura de O Coração Sacerdotal de Jesus”.
Neste quarto e último dia, tal como no segundo, tivemos o primeiro acto comunitário às 8h30, com a oração de Laudes, presidida agora pelo Pe. Paulo Jorge Coelho, à qual se seguiu o pequeno-almoço. Pelas 9h30, fez-nos a sua comunicação – a sexta do encontro – o Pe. José Jacinto de Farias, intitulada “O Coração Sacerdotal de Jesus no quadro de uma teologia do coração. Aspectos trinitários e soteriológicos”. De seguida, após um tempo de intervalo, o Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo, partilhou alguns aspectos pertinentes e actuais relativos à vida da Província, detendo-se em cada uma das suas comunidades e actividades.
Ao fim da manhã, com início pelas 12h20, tivemos a celebração da Eucaristia, presidida pelo Provincial. Antes da despedida, o Pe. Zeferino fez os devidos agradecimentos à Comissão Provincial de Estudo e Divulgação da Espiritualidade Dehoniana, a cargo de quem ficou a preparação e orientação desta Semana da Província, à Comissão de Liturgia do Seminário Nossa Senhora de Fátima, pela preparação das celebrações, ao Pe. Rafael Gonçalves da Costa, vindo propositadamente de Roma para participar e intervir no evento, bem como à comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima, que nos acolheu, e a todos os participantes.
Por fim, o almoço constituiu o momento de despedida desta edição da Semana da Província, com um destaque final para a comemoração do 28º aniversário natalício do Delfino Nóbrega Pinto.

» André Alberto, scj
 

plugins premium WordPress