Crónica do segundo dia

O segundo dia da Semana da Província 2010 principiou pelas 8h30, com a oração de Laudes, sob a presidência do Pe. Joaquim Garrido Mendes. Após o pequeno-almoço que se lhe seguiu, seria o mesmo Pe. Garrido a efectuar a Terceira Comunicação, intitulada “As fontes bíblicas de O Coração Sacerdotal de Jesus”. A meio da manhã, pelas 10h45, o Pe. José Nélio Gouveia falou-nos d’ “As fontes patrísticas de O Coração Sacerdotal de Jesus”, tendo-se realizado, por fim, pelas 12h, o Plenário, que contou com a participação dos três primeiros conferencistas desta Semana: o Pe. Rafael, o Pe. Garrido e o Pe. Gouveia.
À tarde, realizou-se o Painel “Elementos da espiritualidade em O Coração Sacerdotal de Jesus”, constituído pelas intervenções do Pe. Fernando Rodrigues da Fonseca e do Pe. José Armando Vieira, “Espiritualidade do coração” e “Um projecto de formação”, respectivamente. O Pe. Paulo Jorge Coelho apresentou-nos a última conferência do dia, com início pelas 17h, com o tema “Releitura dogmática de O Coração Sacerdotal de Jesus. Perspectiva cristológico-sacramental”. Após o Plenário que integrou os intervenientes das sessões da tarde, celebrámos a Eucaristia presidida o Pe. Rafael Gonçalves da Costa.
Depois do intervalo que se seguiu ao jantar, houve um Serão Cultural opcional, com o filme “Roma città aperta”, de Rosselini.

» André Alberto, scj
 

plugins premium WordPress