Crónica do terceiro dia

O terceiro dia desta Semana da Província teve uma constituição especial e bastante diferente da de todos os outros: foi dia de passeio temático, com destino marcado para Campo Maior e sob o tema “Introdução à História da Congregação e da espiritualidade de Santa Beatriz da Silva”.
Cerca das 7h50, iniciou-se a viagem rumo àquela vila fronteiriça do Alentejo, sob um já despertado sol prometedor de um dia muito agradável. Atravessando extensas e belíssimas planícies, particularmente deslumbrantes pela verdura e florido de que se revestem neste tempo primaveril, o grupo foi-se aproximando com alegria e boa disposição do lugar onde as actividades teriam lugar.
Em Campo Maior, o objectivo primordial consistiu na visita ao Mosteiro da Imaculada Conceição, onde fomos recebidos pelas Irmãs Concepcionistas Franciscanas, religiosas de vida contemplativa cuja Congregação foi fundada pela portuguesa Santa Beatriz da Silva, e escutámos uma partilha que, com simplicidade e leveza, a Abadessa do Mosteiro nos fez acerca da história e espiritualidade da Congregação. Pelas 12h, celebrámos a Eucaristia juntamente com as Irmãs na capela do Mosteiro, à qual presidiu o Pe. Fernando Rodrigues da Fonseca. Seguidamente, dirigimo-nos à Barragem do Caia, em cujas imediações almoçámos. Após o almoço, fez-se uma visita livre a Campo Maior, com particular destaque para a Igreja Matriz e a Capela dos Ossos, tendo partida marcada para as 16h, rumo à fábrica e ao museu do Café Delta, onde, divididos em dois grupos, tivemos oportunidade de conhecer os processos de transformação que o café sofre e as máquinas que a operam, bem como a história ao longo da qual esta actividade foi evoluindo.
Por volta das 17h45, iniciámos o regresso a Lisboa, onde chegámos em paz e segurança, após um dia bem passado e cultural, espiritual e fraternalmente rico.

» André Alberto, scj
 

plugins premium WordPress