Crónicas de Roma – Nº 1

Há mais de uma semana que me encontro em Itália. Partilho aqui algumas notícias desta vivência que me vai fazer permanecer por cá até 28 de Outubro.

Curso para Formadores
A Governo Geral organizou neste ano de 2010-2011 o Curso para Formadores Dehonianos. São 19 os participantes, provenientes de diversos países onde a Congregação está presente. De Portugal veio o Pe. Roberto Viana. De Angola o Pe. Jean-Paul (que neste momento está em Portugal a tratar dos documentos de para autorização permanência no país). A mim pediram-me para orientar um dos blocos formativos deste Curso. Assim, durante a semana passada falei sobre o Projecto Formativo de Leão Dehon. Para que não se perca o “espírito do Fundador” concluí o curso oferecendo aos formadores uma garrrafinha de Vinho do Porto…

Encontro de Leigos Dehonianos
Na sexta-feira passada (dia 15 de Outubro), apanhei o comboio de Alta Velocidade (aqui o investimento foi feito antes da crise…) e fui até Milão. São 600 km de distância que o “Flecha Vermelha” (tradução do nome do comboio na língua de Camões) faz em 3 horas, respeitando quase ao segundo o horário de partida e de chegada. A convite do Pe. Tullio Benini, fui participar no encontro de Leigos Dehonianos que se realizou em Albino. Eram para cima de uma centena de leigos, membros de diversos grupos ligados à espiritualidade dehoniana. Cerca de 40 desses leigos já desempenharam acções de voluntariado em diversas Missões dehonianas dispersas pelo mundo. Participaram também outros superiores provinciais e alguns missionários da Província da Itália do Norte. Deu para perceber que os diversos grupos laicais sentem a necessidade de haver uma estrutura a nível Provincial que os coordene e promova algumas iniciativas.

Encontro de Superiores Maiores
O encontro de Superiores Maiores da Congregação teve início ontem, com a chegada dos convocados. Além dos Superiores Maiores foram também convidados os Superiores das novas presenças dehonianas. Por isso, de Angola, veio o Superior da Comunidade Territorial, o Pe. Amândio Rocha. Outras novas realidades aqui representadas são: o Vietname e o Paraguai.
Ontem, o jantar de acolhimento foi festivo e demorado e terminou com um convívio de apresentação das “autoridades”.
Hoje foi a abertura oficial, com o discurso do Superior Geral a que se seguiu uma conferência do Pe. J. M. Abella, Superior Geral dos Claretianos, sobre “liderança na vida religiosa no contexto actual do mundo e da Igreja”. Concluímos os trabalhos da manhã com a Adoração Eucarística.
De tarde houve trabalhos em grupos linguísticos para se partilhar como está a ser aplicado o XXII Capítulo Geral nas diversas entidades da Congregação e para se apresentar propostas ao Governo Geral. No plenário pôs-se em comum a reflexão feita.
Concluímos o dia com a solene celebração da Eucaristia na qual participaram também todos residentes do Colégio Internacional, o que fazia o belo número de 120 sacerdotes revestidos de estola vermelha para celebrar a festa de S. Lucas. O Superior Geral presidiu à celebração ladeado pelos seus Conselheiros. O hino do último Capítulo Geral “Caritas Christi urget nos”, entoado como cântico final, ajudou-nos a interiorizar, uma vez mais, o verdadeiro sentido deste nosso encontro.

» Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress