Print Friendly, PDF & Email

 – 12-fevereiro-2006 – 23.37

Entre 6 e 10 de Fevereiro de 2006, decorreu, em Fátima, mais um curso organizado pela comissão de formação da CIRP. Participaram cerca de 90 formadores e formadoras de todo o país. Entre eles, para além do Pe. Fernando Fonseca, que faz parte da referida comissão, estiveram outros seis dehonianos portugueses, a saber: Pe. José Agostinho, Diácono Joaquim António, Pe. Francisco Costa, Pe. Roberto Viana, Pe. João Nélio e Pe. António Loureiro (que não aparece na foto).

O curso teve por tema «O acompanhamento na formação», e foi orientado pelo Pe. Luís Maria Dominguez, SJ, professor da Escola de Formadores de Salamanca. O orientador, homem de excelente preparação técnica e muita experiência como formador, tratou do acompanhamento pessoal na formação, desenvolvendo os seguintes aspectos: 1. «Que é o acompanhamento espiritual. Modalidades. O acompanhamento na formação»; 2. «A pessoa acompanhada. Avaliação vocacional. Chaves para o conhecimento do sujeito»; 3. «A entrevista de acompanhamento. Tipos de entrevistas. biblioteca para a entrevista»; 4. «Acompanhar em processo»; 5. «O acompanhante».

O curso decorreu com muito interesse por parte de todos. Da parte da manhã, havia exposições mais de tipo teórico. À tarde, depois de uma repetição inaciana dos temas, em PowerPoint, havia o estudo pessoal e em grupo, de ‘casos’. Tudo terminava com o comentário e observações do orientador.

| Fernando Fonseca, scj |