D. Heiner Wilmer, antigo Superior Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), entre 2015 e 2018, até agora bispo de Hildesheim, na Alemanha, foi nomeado pelo Papa Leão XIV para bispo da diocese de Munster, também na Alemanha.
A diocese de Munster, situada na Renânia do Norte-Vestfália, carateriza-se por ser bastante extensa, mas também por albergar um prestigiado centro académico, também no âmbito da teologia. Estamos certos de que D. Heiner Wilmer estará à altura deste novo desafio a que o Senhor o chama com esta nomeação pontifícia. É para nós uma grande alegria ver reconhecida a competência de pastor deste nosso confrade.
Recordamos que, no passado dia 24 de fevereiro, D. Heiner Wilmer tinha sido eleito Presidente da Conferência Episcopal Alemã, na Assembleia Plenária deste organismo, sinal do apreço que lhe dispensam os seus irmãos bispos da Alemanha.
Alguns dados biográficos
Heiner Wilmer nasceu a 9 de abril de 1961 em Schapen(Emsland).
Fez a primeira profissão religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) a 29 de setembro de 1982 e foi ordenado presbítero, em Freiburg im Breisgau, a 31 de maio de 1987.
É doutor em Teologia, pela Universidade de Freiburg imBresigau. Nesse contexto apresentou a tese: O misticismo na filosofia de Maurice Blondel (1991).
Depois de uma carreira ligada à educação, foi chamado a desempenhar o cargo de Superior Provincial dos Dehonianos na Alemanha (2007-2015) e, posteriormente, foi eleito Superior Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (2015-2018).
Em abril de 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Hildesheim, tendo sido ordenado bispo a 1 de setembro desse mesmo ano de 2018.




