De 6 a 9 de Agosto em Napipine

No dia 6 de Agosto, 4ª feira, um grupo arrancou, a pé, às 8.15h da manhã para chegar ao hospital às 9.00h. Assim foi e esteve a animar os doentes até às 12.00h. Isto aconteceu enquanto outro grupo ficou na biblioteca a preparar os livros para a inauguração do dia 17 de Agosto, onde estarão as autoridades, civis, militares, religiosas, directores das universidades aqui presentes como a Universidade Pedagógica e a Universidade Católica, assim como os Meios de Comunicação Social, nomeadamente a Televisão.
De tarde como tem sido habitual, o Gil ensina viola e o Elmano flauta, na paróquia, onde é pároco o P. Emílio Jorge e é aí que está a comunidade dos padres dehonianos (P. Elias Ciscato, P. Augusto e Ir. José Meone). Neste momento também tem estado o P. Artur, ordenado há pouco, que é natural do Alto Molocuè. Acabou de tirar carta de camião e regressa à comunidade do noviciado onde está destinado.
A quinta-feira, dia 7 de Agosto, foi mais movimentada: antes das 6horas da manhã, o Ir. Meone veio buscar-nos para ir jogar futebol num campo com os moçambicanos. A claque e o Elmano acharam que era muito cedo. Só o P. Adérito, o Gil e o Paulo foram dar uns toques na bola. Mas ao intervalo, altura em que já perdíamos por 6-0, ou seja às 7.15 h da manhã regressamos, para retomarmos as nossas actividades do dia.
O dia decorreu com trabalho normal. No entanto, recebemos na nossa casa, para o jantar, o pároco, P. Emílio Jorge que fazia anos, a Martina que tinha feito anos e a Gabriela que também fazia anos. Faltou o P. Augusto que estava em Quelimane.
Assim a Serafina preparou um bacalhau que a delegação de Lisboa achou por bem trazer até Nampula. Quando acabou o bacalhau todos queriam mais… Grande cozinheira a Serafina!!! E tem muitos outros dons que Deus lhe deu.
A sexta-feira seguiu os trâmites normais de trabalho na biblioteca, no hospital, nas flautas, na viola e a Sandra reuniu um grupo para preparar teatro. Interessante que para o teatro só apareceram rapazes e uma freira. Porquê? Mentalidade cultural?
Grande novidade foi também a conferência que O P. Adérito, neste caso, Prof. Doutor Adérito Barbosa, proferiu na Universidade Pedagógica para 50 professores subordinada ao tema:
A pedagogia social como possível alternativa à pedagogia das massas.
Depois da intervenção, houve bastante diálogo, já que as turmas aqui são constituídas por 120 alunos, ultrapassando muito os 35 de Portugal.
Passaram por aqui uns voluntários italianos, mas preferiram ir comer pizza fora com outros italianos.
Ainda deu para o P. Adérito conversar com o director do grupo italiano P. Giovani Nicoli.
Sábado, dia 9!
Há muito estava reservado este dia para o grupo de voluntários juntamente com um grupo de jovens de Nampula fazerem um retiro em conjunto no convento dos monges em REX. Este convento que alberga apenas dois monges servitas, encontra-se rodeado de montanhas. É um silêncio total. Só fala a natureza.
Depois de cantarmos alguns cantos, e feita uma introdução ao retiro por mim, foi dado a cada um uma ficha individual em que as pessoas poderiam fazer uma experiência pessoal durante uma hora.
Pelas 11.30h, reunimo-nos todos para reflectir sobre o não amor, sobre o amor e sobre o P. Dehon.
Pelas 13.00 horas, reunimo-nos num alpendre (mucheco) e lá comemos todos juntos.
Da parte da tarde, foi feita a apresentação de cada um, acoompanhada de uns apartes humoristicos. Os portugueses ofereceram às raparigas uma T-shirt e aos rapazes um chapéu e ainda um lenço com o símbolo de Portugal às jovens. Como os rapazes se queixaram, oferecemo-lhes tambem a eles uma T-shirt.
Dialogamos muito sobre hipóteses de intercâmbio.
Às 16.00 horas fomos celebrar a missa animada com alguns cantos, com oração dos fieis partilhada.
No ofertório, cada um colocou o seu nome, numero de telefone e email numa folha para contactos.
Pelas 17.45h terminamos e regressamos a casa.
Amanhã, dia 10 de Agosto, domingo, na paróquia de S. Pedro, o P. Adérito vai presidir à missa e os voluntários vão cantar uma canção de acção de graças e apresentar uma pequena mensagem.
Depois da missa das 8h da manhã, um grupo de voluntários vai apresentar um filme para crianças e outro grupo de voluntários vai apresentar um filme para jovens e adultos.
 

| Adérito Barbosa, scj |

 

plugins premium WordPress