Dehonianos realizam Assembleia Provincial

A Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Dehonianos, terá a sua Assembleia Provincial nos próximos dias 11, 12 e 13 de Abril, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide. A Assembleia é um organismo de carácter consultivo de apoio ao Governo Provincial. Nela participa o maior número possível de membros da Província. Nesta Assembleia estarão presentes cerca de sete dezenas de Dehonianos, provindos de 14 comunidades de Portugal, da Missão de Angola, de Roma e de Bruxelas. O Governo Geral estará representado pelo Vigário Geral, Pe. Claudio dalla Zuanna e pelo Conselheiro Geral responsável pela Europa, Pe. John van den Hengel. Da Espanha virá também uma representação composta por dois dehonianos.

Esta Assembleia enquadra-se no programa do Governo Provincial para o presente triénio. O tema escolhido foi: “A nossa missão na Igreja”. Há cerca de um ano que a Assembleia começou a ser preparada nas comunidades com a resposta a um questionário preparado para o efeito. Das respostas obtidas, foi elaborado o “Instrumento de Trabalho” que está agora a ser estudado a nível individual.

O objectivo desta Assembleia Provincial é reflectir sobre a missão que os Dehonianos desenvolvem actualmente na Igreja em Portugal, definir prioridades pastorais e propor linhas de orientação para os próximos anos. Subjacente está também a reflexão sobre algumas das estruturas (casas) da Província que em virtude da diminuição do número de seminaristas e de opções tomadas deixaram de exercer a função para a qual tinham sido criadas ou precisam de ser adaptadas à realidade actual da Província.

Na eucaristia de encerramento da Assembleia far-se-á o rito de instituição no Ministério de Leitor do David Mieiro e no Ministério de Acólito do Eduardo Albino e do Flávio Guido. Estes três jovens fizeram no ano passado e Profissão Perpétua e preparam-se agora para a Ordenação Sacerdotal.

Fazemos votos para que esta Assembleia Provincial seja um momento importante da vida da Província. Que o Senhor ressuscitado envie o seu Espírito para que os participantes saibam procurar caminhos de vida e de esperança, segundo a vontade de Deus.

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress