Print Friendly, PDF & Email

“Nós cremos no amor de Deus – deste modo pode o cristão exprimir a opção fundamental da sua vida… O amor de Deus por nós é questão fundamental para a vida e coloca questões decisivas sobre quem é Deus e quem somos nós”.
(Bento XVI, Deus caritas est, n. 1.2)

O tema escolhido para a XXIII Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada, “Deus-Amor e Vida Consagrada”, inspira-se na encíclica Deus caritas est e desenvolve algumas incidências na Vida Consagrada.
A Semana vai decorrer em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, de 17 a 20 de Fevereiro, com cerca de 1.300 participantes.
As reflexões iniciais sobre as luzes e sombras na sociedade actual (Carlos Liz) e sobre o amor divino por nós (António Couto) centram o nosso olhar no mundo concreto de hoje, iluminado pela Palavra amorosa de Deus.
As reflexões sobre a Igreja-Comunidade de amor (Borges de Pinho) e sobre Fátima e a civilização do amor (Jacinto de Farias) apontam para a vida da Igreja em que nos inserimos.
Nestes contextos social, bíblico e eclesial serão abordadas algumas temáticas em relação à Vida Consagrada: Carta da Caridade em 1Cor 13 (Garrido Mendes); Justiça e Caridade (Amadeu Pinto); Pecados na vida comunitária (Miriam Rotta); Amor fraterno na vida comunitária (Carlos Furtado); Ecologia do amor, sexualidade e afectividade (Cristo Rey Paredes).
Dois painéis constituirão testemunhos interpeladores para a Vida Consagrada: Histórias de Caridade com as vítimas do tráfico de seres humanos (Júlia Bacelar), com as vítimas da prostituição (Fernanda Lopes), com os que ninguém quer (Valentim Gonçalves); Histórias da Caridade na família (Ana Ramalheira e Pedro Ferreira), na pastoral do presbítero (José Augusto Traquina), no voluntariado missionário (Teresa Nunes).
A Semana abre e encerra com duas encenações, a cargo dos inter-noviciados de Braga e do grupo de jovens da Paróquia do Bairro da Boavista em Lisboa.
As Eucaristias serão presididas por Bispos, entre eles o novo Bispo de S. Tomé e Príncipe, D. Manuel António Santos, que será ordenado no Centro Pastoral Paulo VI, no início da Semana de Estudos.
 

Programa da Semana >>>

| Manuel Barbosa, scj – Presidente da CIRP |