O Instituto Missionário acolheu no passado 10 de Novembro, pelas 21h15, mais uma ação de formação destinada a todos aqueles que se propõem refletir sobre as razões da sua Fé, desta feita com a presença do Dr. Jaime Gama, que nos presenteou com uma excelente meditação sobre os mais diversos temas que dizem respeito a todos os homens, sejam eles crentes ou não crentes.

Foi perante uma plateia de homens e mulheres conimbricenses, e não só, que o nosso convidado nos foi ajudando a pensar sobre os mais variados temas que fazem parte da nossa reflexão social, política, religiosa e filosófica e que nos vão inquietando, não só enquanto Cristãos mas, e sobretudo, enquanto homens que habitam na cidade, a única comunidade onde crentes e não crentes caminham lado a lado. Denotando uma enorme cultura Religiosa, Jaime Gama foi-nos desafiando a pensar sobre a razão de ser de tantos dos temas que vão fazendo parte do nosso dia-a-dia.

Foi, sem dúvida, uma excelente noite de reflexão marcada pelo diálogo e pela serenidade de quem põe de lado preconceitos e aceita dialogar sobre aquilo que nos une e se propõe, connosco, a construir um mundo melhor, onde o bem comum tem e terá sempre a primeira e a última palavra.

Tiago Pereira, SCJ