Dom José Ornelas, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

A Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, e connosco toda a Congregação, manifesta grande alegria e gratidão a Deus pela eleição de Dom José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, como Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Foto: Agência ECCLESIA

Estamos felizes, orgulhosos e gratos por esta escolha que fizeram os nossos Bispos, sinal de confiança e de reconhecimento das muitas qualidades e competência deste nosso Confrade que muito estimamos e admiramos. Sabemos que vai dar o seu melhor, como sempre, e que vai colocar ao serviço da Conferência Episcopal, da Igreja e da sociedade o seu tempo, o seu saber, cultura e espiritualidade, através do dom de bem servir e da oração.

Recordamos que Dom José Ornelas nasceu a 5 de Janeiro de 1954, no Porto da Cruz, Ilha da Madeira. Após a Primeira Profissão em Aveiro (29.09.1972) e da Profissão Perpétua no Porto (23.09.1977), foi ordenado presbítero no Porto da Cruz a 9 de Agosto de 1981. De 1979 a 1983 frequentou o curso de Licenciatura no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e em 1997 obteve o Doutoramento em Teologia Bíblica pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, Doutoramento preparado na Universidade dos Jesuítas de Frankfurt, Alemanha, de 1993 a 1996. Foi professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa entre 1983-1992 e 1997-2003.

Foi Secretário Provincial e Conselheiro Provincial e foi Superior Provincial da Província Portuguesa de 1 de Julho de 2000 a 26 de Maio de 2003. No XXI Capítulo Geral foi eleito Superior Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus e reeleito no Capítulo Geral seguinte, tendo assim guiado a Congregação de 27 de Maio de 2003 a 6 de Junho de 2015.

A 24 de Agosto de 2015, o Papa Francisco nomeou-o Bispo de Setúbal, tendo a sua Ordenação Episcopal ocorrido a 25 de Outubro desse ano, na Catedral de Setúbal.

Desejamos ao Dom José Ornelas as maiores felicidades nesta nova missão que lhe é confiada, pedindo ao Coração de Jesus, que celebramos de modo especial ao longo deste mês de Junho, que lhe conceda a abundância das suas melhores bênçãos e graças.

Rezamos igualmente por todos os que foram eleitos para os diferentes cargos na Conferência Episcopal, nomeadamente o nosso Confrade Dom Manuel Quintas, Bispo do Algarve, e o também nosso Confrade Padre Manuel Barbosa, que foi reconduzido como Secretário e porta-voz. Ficamos unidos na oração, na amizade fraterna e na solidariedade.

P. José Agostinho Sousa, scj

plugins premium WordPress