Domingo de Ramos na Igreja do Loreto a  9 de Abril de 2017

O Domingo de Ramos, início da Semana Santa, foi celebrado na Igreja do Loreto com solenidade e devoção. 

O Senhor Nûncio Apostólico, D. Rino Passigato presidiu à celebração Eucarística, como tem sido tradição. Concelebraram o secretário da Nunciatura Apostólica o Pe. Andrea Piccioni, o Pe. Barbosa Scj, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, o Pe. Francesco Temporin, reitor do Loreto, o Pe. Paolo Riolfo Scj, o Pe. Manuel de Nóbrega Scj, superior da comunidade dehoniano do Loreto,  e o Pe. Sérgio Filippi Scj. Serviram ao altar acólitos do Loreto e dois religiosos Scj de Alfragide.

Marcaram presença membros da Junta Administrativa do Loreto, e representantes da Embaixada de Itália bem como do Instituto da Cultura Italiano. Os fiéis foram bastante numerosos e participativos. Levaram para as suas casas os ramos abençoados.

Que todos possam viver com entusiasmo e fé o Tempo Pascal, sob a protecção de Nossa Senhora do Loreto.

No final da celebração, o Pe. Temporin, reitor do Loreto, apresentou o novo órgão electrónico. Informou também sobre a edição de novos folhetos ou depliants sobre a Igreja do Loreto, em quatro línguas, português, italiano, francês e inglês.

Apresentou a segunda edição do livro do Pe. Sérgio Filippi Scj, “LaChiesa degli Italiani”, sobre a Igreja do Loreto e um novo livro, da autoria do mesmo Pe. Sérgio Filippi Scj, sobre “Monsignor Prospero Peragallo”, que  exerceu o seu ministério no Loreto durante 31 anos, entre os anos 1865 e 1896.

Anunciou que em breve serão iniciadas as obras de restauro do interior da Igreja, bem como a renovação total da sua Instalação eléctrica.. Foi dito que os sinos do Loreto já estão operacionais, a tocar horas e a chamar para as Missas.

Com estas iniciativas, já começaram, na prática,  as comemorações dos 500 anos da Fundação da Igreja do Loreto. Tais comemorações decorrerão especialmente durante o ano de 2018.

Boas Páscoas é o que vos desejam os Padres do Loreto, Pe. Temporin, Pe. Paolo e Pe. Manuel.

 

[FAG id=9564]

plugins premium WordPress