Domingo de Ramos

«Ficai aqui, enquanto Eu vou além orar».

Jesus era um homem de oração! Nos evangelhos encontramos diversas passagens em que se refere este hábito de Jesus. Bento XVI, a esse respeito, refere que a «oração […] atravessa toda [a vida de Jesus], como um canal secreto que irriga a existência, as relações e os gestos, e que O guia, com firmeza progressiva, rumo ao dom total de Si mesmo, segundo o desígnio de amor de Deus Pai».

No evangelho deste domingo, momentos antes de ser preso, Jesus recolhe-se para orar. É na oração, no encontro com o Pai, que Jesus encontra a força e a coragem para cumprir a Sua missão!

É na oração que o cristão, a exemplo de Jesus, encontra o sentido para a sua vida e a força que lhe permite continuar a caminhar, apesar de todas as dificuldades. Quando os discípulos pediram a Jesus «Mestre, ensina-nos a orar» (Lc 11,1-4), receberam a chave para desvendar o Mistério de Deus Pai. Assim, o cristão que reza nunca está sozinho: é toda uma comunidade, toda a Igreja, que reza ao mesmo Pai, que é nosso Pai.

«Quem é Ele?», perguntavam as pessoas ao verem Jesus entrar em Jerusalém. Ao iniciar esta Semana Santa, somos convidados a orar a Via Sacra como caminho com Jesus na sua Paixão. Que a vivência destes momentos fortes nos ajude a encontrar respostas para esta questão central na nossa vida: “Quem é Jesus para mim?”

[Júlio Pereira]

plugins premium WordPress