DOMINGO DENTRO DA OITAVA DO NATAL – Ano B – SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 2, 22.39-40)

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés,

Maria e José levaram Jesus a Jerusalém,

para O apresentarem ao Senhor.

Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor,

voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré.

Entretanto, o Menino crescia,

e tornava-se robusto e enchia-Se de sabedoria.

E a graça de Deus estava com Ele.

O Menino crescia e enchia-Se de sabedoria”. A cena da apresentação de Jesus é uma catequese sobre a sua identidade e missão no mundo.

O autor começa por sublinhar a fidelidade da família de Jesus à Lei do Senhor. Os dois anciãos, que acolhem Jesus no Templo, representam o Israel fiel, que espera a sua libertação e a restauração do reinado de Deus. Simeão, homem “justo e piedoso”, apresenta Jesus ao mundo como “a salvação” que Deus quer oferecer “a todos os povos”, “luz para se revelar às nações e glória de Israel”. Aquele menino é o Messias libertador e salvador de Israel e de todos os povos da terra. Ana é figura do Israel pobre e sofredor, que se manteve fiel a Deus, e espera a salvação. Reconhece Jesus e a sua missão, e fala dele “a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”.

O texto termina com uma curtíssima síntese sobre a infância de Jesus: “crescia, robustecia-se e enchia-se de sabedoria e de graça”, atributos que lhe vêm do Pai e atestam a sua divindade. Jesus é Deus feito homem para libertar e salvar todos os homens.

Senhor, rogo-te pelos pais, que, ainda hoje, Te consagram os seus filhos.

Pensamento do Padre Dehon

Simeão e Ana profetizam. Tomam Jesus nos seus braços. Oferecem-no ao céu pela salvação do mundo. (ASC 36).