Encerramento do 8º Ciclo de Conferências luso-italianas, no Loreto

No dia 21 de Janeiro de 2019 teve lugar, na sacristia da Igreja de Nossa Senhora do Loreto em Lisboa, o encerramento do 8º ciclo de conferências luso-italianas, este ano dedicadas aos 500 anos da fundação da dita Igreja.

A Doutora Nunziatella Alessandrini apresentou a última comunicação do ciclo de conferências que foi a cargo da Professora Mariagrazia Russo da Università Internazionale degli Studi di Roma.
A seguir foi apresentado o volume “Homo est Minor Mundus – Construção de Saberes e Relações Diplomáticas Luso-Italianas (Sécs. XV-XVIII)” pelo professor Rui Loureiro do CHAM (Centro de Humanidades) da Universidade Nova de Lisboa. O volume recolhe os contributos do anterior ciclo luso-italiano.

Estavam presentes os três organizadores do volume, Nunziatella Alessandrini, Mariagrazia Russo e Gaetano Sabatini.
Participou o Pe. Temporin Francesco, reitor da Igreja, o Pe. Riolfo Paolo e o Pe. Manuel de Nóbrega, da Comunidade Scj que reside nesta Igreja.
Representando a Junta Administrativa da Igreja, estavam a Dra. Nunziatella Alessandrini e a Dra. Teresa Bartolomei.

O público, muito numeroso, que encheu a Sacristia, contou com a presença do Embaixador de Itália em Portugal, Uberto Vanni d’Archirafi e da sua gentil Esposa, do Senhor Núncio Apostólico Monsenhor Rino Passigato, da Embaixatriz de França, do ex Embaixador no Japão, Pedro Zanatti, do Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, do professor José Manuel Garcia do Gabinete de Estudos Olisiponenses de Lisboa, da Dra Monique Benveniste da Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” da Universidade de Lisboa.

Muitos outros amigos tiveram a gentileza de estar connosco e participar no convívio que se seguiu.

Nunziatella Alessandrini
Pe Manuel de Nóbrega, scj

 

plugins premium WordPress