Encontro conjunto de responsáveis de Pastoral Universitária do Centro Dehoniano e Direção e Comunidade do ESIC 

(20-23 setembro, Pozuelo-Madrid)

Aproveitando a inauguração do novo campus da Business School do ESIC, em Madrid, os Pp Humberto, Antonino e Pedro foram convidados pelos ‘nuestros hermanos’ para partilhar o que se tem feito na Pastoral Universitária a partir do Centro Dehoniano.

O ESIC, que pertence à Província Espanhola dos Sacerdotes do Coração de Jesus, é uma instituição de Ensino Superior na área dos negócios, a primeira do ranking, segundo a Forbes, de língua castelhana e que conta com mais de 60 000 alunos.

Esta é uma escola que está muito sensível à questão da dignidade, do bem comum, da responsabilidade social e da relação humana, como chaves pastorais a acrescentar no processo de ensino.

Acima de tudo foi um tempo de mútuo conhecimento e a partilha das luzes e sombras do nosso trabalho. Foram dias intensos de diálogo à volta de temas de preocupação comum: o acompanhamento e a escuta dos jovens, diálogo entre fé e linguagens juvenis (universitária e pós-universitária).

Constatamos que, se na realidade portuguesa nós vamos ao encontro dos jovens para os trazer para as nossas atividades, na província espanhola, em vez, são os jovens que vêm à procura do ensino de excelência da ESIC, sobretudo na área dos negócios.

Foi oportunidade também para lançarmos desafios conjuntos que pretendem dar a conhecer a todos os jovens ibéricos uma proposta aliciante futura.

Não podíamos deixar de agradecer a toda a equipa de jovens que connosco põem de pé este projeto que já vem sendo conhecido além-fronteiras. A eles o mérito!

Pe. Humberto Martins

 

plugins premium WordPress