Encontro de Noviciados

De 31 de Maio a 4 de Junho de 2007, encontraram-se em Aveiro os noviciados dehonianos de Portugal, Espanha/Venezuela e Alemanha. Os noviços, cinco ao todo, estiveram acompanhados pelos respectivos mestres. Durante estes dias, os noviços e mestres partilharam experiências e reflectiram sobre alguns temas relativos à formação, nomeadamente sobre a formação à internacionalidade. Embora compreendamos as razões, lamentamos as ausências do noviciado da Itália do Sul e do noviciado da Polónia. Apesar de tudo, o encontro foi considerado positivo, seja pelos mestres seja pelos noviços. Ao contrário do previsto, foi um encontro informal. Mas todos se sentiram irmãos, e com vontade de trabalhar pelo futuro da Congregação. O conhecimento mútuo, a oração em comum, a partilha, apesar da dificuldade das línguas, foram enriquecedores e muito oportunos, dado o reduzido número de formandos em cada um dos noviciados. Todos acham que é uma iniciativa a continuar. E já se fazem projectos para o próximo ano.
Os noviços e mestres, além de Aveiro, visitaram as comunidades da região do Porto, a comunidade de Coimbra e participaram na peregrinação dehoniana a Fátima. Tendo chegado de véspera ao Santuário, começaram por visionar um pequeno filme sobre Fátima e a sua mensagem, visitando, em seguida, a igreja paroquial de Fátima, as casas dos Pastorinhos e o Poço do Arneiro, em Aljustrel, os Valinhos e a Loca do Cabeço. Nessa visita, foram acompanhados pelo Pe. Jacinto de Farias que fez a ligação entre a nossa espiritualidade e a espiritualidade de Fátima. À noite todos se integraram no terço e procissão de velas. No dia seguinte, domingo da SS. Trindade, participaram nas celebrações no santuário: terço, procissão de Nossa Senhora, celebração eucarística presidida por D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco e na procissão do SS. Sacramento. Também estiveram na sessão festiva organizada no grande auditório Paulo VI, onde foram apresentados.
Durante estes dias, pudemos experimentar o que escreve o Pe. Dehon no Directório Espiritual: «A caridade não conhece diferenças de línguas: já não há judeu nem grego (Gal 3, 28). Entre nós, as diferenças de nacionalidade não devem prejudicar a união».

| Fernando Fonseca, scj |

plugins premium WordPress