Encontro de postulantes e noviços Dehonianos

Entre os dias 31 de março e 2 de abril, os postulantes do Centro Dehoniano reuniram-se com os dois noviços das duas Províncias no Colegio y Seminario San Jerónimo, situado em Alba de Tormes, Salamanca. O motivo desta visita foi, precisamente, proporcionar um momento de encontro fraterno entre os postulantes e os noviços, como também, conhecer a casa, juntamente com a comunidade da mesma, que acolhe neste ano o noviciado.

Depois de uma longa caminhada, chegámos, nós, os quatro postulantes, juntamente com o nosso formador, ao Colégio/Seminário, aonde fomos recebidos animadamente pelo Carlos Araújo e por toda a comunidade scj. Visitámos a casa, onde se destacou o Museu Padre Belda, situado no que era a antiga igreja do outrora mosteiro e à noite reunimo-nos para um momento de apresentação e confraternização para o qual chegou também o postulante Eduardo da Província de Espanha.

No sábado participamos juntamente com a comunidade na oração matutina. Terminado o pequeno-almoço, fomos convidados a conhecer a história dos nossos irmãos em Espanha e da fundação do Colégio. Posteriormente, a nossa atenção recaiu sobre a vida do Beato Juan María de la Cruz. Não pudemos deixar de ir dar um passeio pela belíssima cidade de Alba de Tormes, visitando a esplendorosa Torre dos Duques de Alba e, ao terminar a manhã, celebrar a Eucaristia na igreja do Convento das Carmelitas, comunidade essa fundada pela gloriosa Doutora Seráfica.

Na tarde deste dia, os noviços, juntamente com o seu Padre Mestre, deram o testemunho do que é o noviciado e em que consiste. Em seguida, voltámos à cidade para visitar o riquíssimo Museu Santa Teresa, um espaço único com um valor cultural e religioso incalculável. Destacámos o túmulo e as duas relíquias da Santa, que um dia o nosso Padre Fundador as venerou. Depois de uma brevíssima visita ao humilde museu do S. João da Cruz e a algumas igrejas-museu das redondezas, partimos para Salamanca. Tomado o jantar e conhecida a casa que outrora fora noviciado, agradecidos, despedimo-nos e dirigimo-nos à luminosa cidade de Salamanca, caminhando pelo braço da noite.

Já em Alba de Tormes, o dia do Senhor começou com a celebração Eucarística, assídua para os rapazes internos do Colégio. Antes do almoço e da calorosa despedida e regresso à nossa querida pátria, pudemos deliciar-nos com um concerto musical intercalado pelo “pregón” declamado pelo Pe. Angel, nosso confrade espanhol.

Para terminar, não podíamos deixar passar a oportunidade de agradecer aos nossos irmãos de Salamanca o seu testemunho vivaz e a hospitalidade com que nos acolheram. Muito Obrigado!

João Amaro F. Pestana, postulante.

 

[FAG id=9522]

plugins premium WordPress