Encontro de seminaristas em Coimbra

▬ No seguimento de uma série de actividades feitas em conjunto, realizou-se, nos dias 25 e 26 de Abril, um encontro entre os seminaristas do Seminário Missionário Padre Dehon e do Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra. O encontro teve como lema inspirador o tema da 46ª Semana de Oração pelas Vocações: “Sei em quem pus a minha confiança” (2Tm 1,12).
A parte da manhã do dia 25 de Abril foi preenchida pelo acolhimento e visita às instalações do Instituto Missionário e pela celebração da Eucaristia, na Festa do Evangelista S. Marcos, seguindo-se o almoço, que, conforme as palavras de encerramento, foi classificado da seguinte forma: “repleto de iguarias bem confeccionadas”.
De tarde, visitaram-se alguns lugares emblemáticos da Cidade dos Estudantes. É de referir a passagem pelo Carmelo de Santa Teresa e pelo recente Memorial da Irmã Lúcia.
Um outro momento alto do dia foi o serão, depois do jantar, com jogos e partilha de um vídeo sobre o dia-a-dia e actividades dos seminaristas do Instituto. Como momento de reflexão e de oração, foi apresentado um pequeno filme vocacional, cujo título era “Pescadores de Homens”. Concluiu-se o dia com a recitação do terço e com um breve lanche.
É de notar que para este encontro foram também convidados os pais dos nossos seminaristas, que, felizmente, compareceram “em peso”, a meio da manhã do domingo. O momento mais importante deste dia foi a celebração da Eucaristia, no III Domingo da Páscoa, seguindo-se o almoço partilhado. O convívio continuou com um jogo de Futebol, disputado entre os seminaristas do Porto e os de Coimbra. A arbitragem ficou a cargo de alguns pais, “gente muito imparcial e séria”. E como nestas coisas, quase sempre quem ganha é o melhor, o troféu ficou-se pelas terras do Mondego. Para a próxima vez, esperamos um milagre da Rainha Santa, que do impossível fez o possível. O encontro terminou com um lanche, congratulações e os agradecimentos da praxe. Na despedida, era manifesta a satisfação geral, por esta iniciativa e por este encontro entre os dois Seminários, que serviu de estímulo para todos e de confiança e de esperança, em relação ao futuro.

» Nélio Gouveia, scj

plugins premium WordPress