Encontro de Sub-10

▬ No dia 6 de Abril 2009 realizou-se o 2º Encontro anual dos religiosos sub-10 da Província Portuguesa SCJ, desta vez no Seminário Missionário Padre Dehon, Rio Tinto.
Estiveram presentes 11 religiosos pertencentes a esta etapa formativa, acompanhados pelo responsável do grupo, o Padre Saturino. O encontro já havia começado no dia 5 à noite com um “convívio gelado”, com aqueles que puderam estar presentes, contemplando a mui nobre e invicta cidade do Porto.
No dia 6 de manhã, depois de termos participado nas Laudes da comunidade, e feito a meditação a nível individual, escutámos uma reflexão sobre a “Afectividade e o Apostolado”, orientada pelo experimentado e veterano Mestre de Noviços, Padre Fernando Fonseca. Chegámos à conclusão, após um tempo de debate com o orador, de que este é um tema essencial na nossa formação e no nosso trabalho apostólico. Terminámos a parte da manhã com a Eucaristia presidida ainda pelo Pe. Fernando, que sendo também conselheiro provincial, representava de certo modo o Superior Provincial, impossibilitado de comparecer.
Da parte da tarde, depois do almoço oferecido pela comunidade do Seminário, houve um tempo de partilha, orientado pelo Padre Saturino, em que falámos e discutimos sobre a vida da Província e sobre as nossas preocupações pastorais e pessoais. Este foi um tempo importantíssimo também para uma série de interpelações que nos podem ajudar na nossa vida. Foi ainda um tempo de programação de encontros e actividades futuras deste grupo de Sub-10, sugestões que serão apresentadas oportunamente ao governo provincial. É opinião unânime de que a formação não termina com a ordenação sacerdotal, mas deve ser contínua. O Padre Saturino recordou uma vez mais a necessidade da direcção espiritual e de uma vida espiritual e comunitária regulares e integradas. Terminámos este nosso segundo encontro com a adoração ao Santíssimo e oração de Vésperas.
O Padre José Camilo, apesar de ter atingido o cume dos 10 anos de Perpétua, manifestou o propósito de continuar a participar nos nossos encontros, intenção essa que foi bem acolhida por todos.
Foi feito um apelo para a inscrição no Encontro dos Sub-10, organizado pela CIRP, que terá lugar nos dias 17 e 18 de Abril, em Fátima.
No final do encontro, houve uma visita guiada às instalações da Paróquia de Fânzeres, orientada culturalmente pelo Padre Daniel Rocha, Vigário paroquial.
Queremos agradecer ao Superior e à comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon pelo acolhimento e atenção dispensados e ao Padre Fernando pela reflexão sobre a afectividade.
Até à próxima!

» Adelino Ferreira, scj
 

plugins premium WordPress