Print Friendly, PDF & Email

No dia 1 de Dezembro, no Instituto Missionário Sagrado Coração em Coimbra, realizou-se o encontro para os SUB-10 – Confrades até 10 anos de Profissão Perpétua.
O encontro decorreu de forma agradável com a presença de 12 religiosos, incluindo o Pe Manuel Domingos Pestana (missionário em Angola). Acompanhou-nos e orientou este dia o Pe. Manuel Saturino Costa Gomes.

O encontro decorreu da seguinte forma:
10.00h – Reflexão orientada pelo Padre Saturino Gomes
11.00h – Tempo de diálogo e partilha
12.00h – Intervalo
12.15h – Eucaristia
13.00h – Almoço
14.30h – Diálogo sobre a vida da Província
15.30h – Diálogo sobre a Missão de Angola
17.00h – Adoração e Vésperas
18.30h – Concerto na Sé Velha de Coimbra: 9ª Sinfonia de Beethoven.

Os momentos passados em conjunto – formação, oração, reflexão, partilha, convívio – foram agradáveis e serviram para reforçar a caminhada e apostolado de cada um.
Na parte da manhã o Pe. Saturino reflectiu connosco a importância da Formação Permanente na vida de cada um de nós. O nosso contributo à Igreja depende, em grande parte, da qualidade da nossa preparação e actualização. A formação permanente, precisamente porque é «permanente», deve acompanhar os sacerdotes sempre, ou seja, em todos os períodos e condições da sua vida, assim como nos diversos níveis de responsabilidade eclesial.
O próximo encontro será no dia 6 Abril e não a 17 como inicialmente previsto. Sendo uma actividade formativa, todos deverão fazer o possível por participar.
Foi, sem dúvida, um dia belo para todos nós, e agradecemos a disponibilidade do Pe. Manuel Saturino Gomes para nos acompanhar nesta fase da nossa formação.
O grupo também agradeceu o acolhimento da comunidade de Coimbra, bem como o apoio prestado pelos Padres José Camilo e Roberto Viana na organização.

» Roberto Viana, scj