Encontro de Superiores Maiores SCJ da Europa (4º dia)

Foligno (Itália), 6-10 de Março de 2017

O último dia de trabalho foi dividido em duas partes bem distintas: a manhã foi de trabalho, a tarde foi de peregrinação a Assis, a pouco mais de 20 km de Foligno.

O grande assunto que esteve em discussão ao longo da manhã foi a Formação e a sua organização no continente europeu. Da partilha dos diferentes pontos de vista resultou a proposta de cinco propostas que devem agora ser discutidas por cada uma das Entidades e ser retomadas no próximo enconro, para ver que caminho iremos percorrer no futuro:

˜ Concordamos em prosseguir um itinerário comum para a Formação inicial dehoniana na Europa?

˜ Propomos uma reflexão comum sobre a organização de Noviciados e Escolasticados na Europa, em função da diversidade linguística (línguas eslavas, latinas e anglo-saxónicas) e as reais necessidades.

˜ Propomos uma colaboração mais estreita entre os centros internacionais de formação complementar existentes.

˜ Propomos que alguns dos estágios de Vida Religiosa se desenrolem noutra Entidade, de preferência em ambiente de periferia e de pastoral social.

˜ Propomos que se crie uma lista de confrades que possam estar disponíveis para integrar uma equipa internacional de formadores.

A tarde foi passada em Assis, nesse lugar tão especial na história da Igreja, um lugar onde se respira paz e se vive profundamente a espiritualidade deixada por Francisco à Igreja e a toda a Humanidade.

Visitar Assis é sempre especial. E desta vez tivemos visita guiada e prolongada, seja a Santa Maria dos Anjos como à grande Basílica. Celebrámos missa numa das pequenas capelas de Santa Maria dos Anjos, um momento especialmente intenso e emotivo.

O dia 10 foi de regresso a Roma, para daí cada um voltar à respetiva Entidade.

O próximo encontro de Superiores Maiores SCJ da Europa ficou marcado para Abril de 2018, em Madrid.

José Agostinho Sousa, scj

 

[FAG id=9385]

plugins premium WordPress