Encontro de Superiores Maiores SCJ da Europa (1º dia)

Foligno (Itália), 6-10 de Março de 2017

Já estamos em Foligno todos os que estávamos convocados para participar a tempo inteiro neste encontro de Superiores Maiores SCJ da Europa. Todos, não, porque os representantes da Bielorrússia, da Moldávia, da Eslováquia e da Holanda não puderam vir, pelos mais diversos motivos.

De Portugal estamos três: o P. João Nélio Pereira e o P. Zeferino Policarpo, mais diretamente implicados na área da formação, um dos assuntos a ser abordados nestes dias; o outro representante é o P. José Agostinho Sousa, Superior Provincial e atual responsável pelo grupo de Superiores Maiores.

O encontro decorre em Foligno, na nossa casa, que já acolheu diversas etapas da formação e que agora é sobretudo uma casa que recebe grupos para retiros e encontros de reflexão. Foligno é uma pequena cidade, situada a menos de 30 Km de Assis.

O tema central do encontro é Os grandes desafios à missão SCJ na Europa de hoje. Deste grande tema derivam os três subtemas que nos ocuparão daqui até sexta-feira: Acolhimento e acompanhamento de migrantes e refugiados, o Voluntariado missionário e social e a Formação: novas formas de colaboração e cooperação nas diferentes Entidades SCJ da Europa.

Procuraremos manter-vos ao corrente de tudo quanto vá acontecendo por aqui nos próximos dias, que prometem ser de chuvas fortes e trovoada, como acontece já hoje.

P. José Agostinho Sousa, scj

 

[FAG id=9385]

plugins premium WordPress