1º dia – Encontro de Superiores Maiores SCJ em Roma

Misericórdia vivida com os pobres, em comunidade

Decorre na nossa Cúria Geral, em Roma, o Encontro dos Superiores Maiores da Congregação. Vindos dos quatro cantos do mundo, fomos chegando ao longo dos últimos dias e hoje, dia 28 de Novembro, à hora marcada (08h15) estávamos todos na Sala de Congressos da Villa Aurelia para dar início aos trabalhos, depois de feitas as apresentações na noite de ontem.

Os trabalhos começaram com um momento de oração e as boas-vindas da parte do Superior Geral, do Conselho, Secretário e restante equipa do Governo Geral.

A manhã foi preenchida por duas sessões orientadas pela Professora Giuliana Martirani, sob o título Misericórdia vivida com os pobres, em comunidade. Foi um regresso ao tema do último Capítulo Geral, do Jubileu que há pouco terminou e do programa do Governo Geral para este sexénio.

A parte da tarde já foi mais de ordem prática, com a análise das propostas programáticas enviadas pelas diferentes Entidades e das propostas entretanto feitas pelo Superior Geral e seu Conselho. Os trabalhos repartiram-se entre Assembleia plenária e grupos continentais. Merecem particular destaque as propostas feitas pelo Governo Geral de criar:

– DVP: Dehonian Volunteers Program;

– DMS: Dehonian Migration Service;

– CDH: Centre (Faculty) of the Divine Heart.

Da partilha feita ficou sobretudo a ideia da necessidade de avançar com qualquer um destes programas em colaboração com outras Congregações e outras Instituições com experiência em cada um dos setores de intervenção.

A terminar, algumas notas soltas: há uma nova equipa de tradução; os portugueses estão muito ativos na organização: o P. Zeferino desenhou o logótipo do Encontro e tem sido incansável no acolhimento e nas viagens ao aeroporto; o P. Ricardo Freire é o relator principal do Encontro, para além das habituais funções na animação litúrgica; o Monsenhor Saturino está momentaneamente ausente, por se encontrar a participar num Congresso de Direito Canónico… mas vai voltar; por estes dias há outros Encontros por aqui: a Comissão Económica Geral, o Comité de Canonistas… e os Secretários, que se hão de juntar a nós – alguns já andam por cá!

José Agostinho Sousa

 

[FAG id=8672]

plugins premium WordPress