Print Friendly, PDF & Email

Realizou-se no passado dia 28 de Abril, no Seminário Missionário Padre Dehon, o Encontro dos Antigos Alunos do Seminário.

Como é natural nestas ocasiões, há sempre um certo saudosismo no ar: os antigos alunos param diante das fotografias dos anos em que cá estiveram, passeiam pelos corredores, fazem as comparações com o seu tempo, constatam as mudanças, recordam e reavivam momentos, partilham memórias, revêem antigos rostos e colegas.

Antes do almoço, celebrou-se a Eucaristia, presidida pelo Pe. Garrido, Superior do Seminário, e animada pelos antigos alunos, segundo os seus diversos talentos e serviços litúrgicos. Seguiu-se o almoço partilhado, sendo a feijoada o prato comum. E apesar da crise, havia feijoada para todos, por maior que fosse o apetite. Mas os manjares iam bastante além da feijoada. Era tudo uma questão de ter estômago e um "olhar de lince" para escolher entre tudo aquilo que os olhos viam.

A parte da tarde iniciou-se com algum atraso face ao previsto, porque as actividades anteriores levaram e precisavam de tempo para serem bem aproveitadas. No anfiteatro, realizou-se a Assembleia dos Antigos Alunos, em que foram debatidos aspectos internos à Associação dos Antigos Alunos. Seguiu-se posteriormente o jogo de futebol, com a presença em campo de várias gerações de antigos alunos, desde os mais jovens até aos mais velhos. E não pensem que os mais velhos não deram conta de si, mostrando o valor da experiência e da maturidade competitiva. Para aqueles que já não tinham pernas para a bola, havia o lançamento da malha como um desporto mais pacato. Depois do futebol, encerrou-se o dia com um lanche, certamente forte e vigoroso, porque a tarde tinha sido exigente e no dia seguinte havia que ir trabalhar.

Uma última palavra para recordar que, no próximo ano, estes encontros do Antigos Alunos comemoram o seu 25º aniversário. Por isso, pede-se, desde já, a todos que, nas suas agendas, marquem este dia. No entanto, durante este ano há várias actividades programadas pela Associação dos Antigos Alunos. O elo de ligação entre elas é que se realizam aqui no Seminário Missionário Padre Dehon.

José Domingos, scj