Encontro dos Delegados da Europa da Pastoral Juvenil e My Mission

Entre os dias 28 de Setembro e 1 de Outubro decorreu, no Seminário Missionário Padre Dehon, em Rio Tinto, o encontro dos delegados da Europa para a pastoral Juvenil e My Mission (voluntariado missionário).

Estiveram presentes delegados de Portugal, Espanha, Polónia, Itália do Norte, Europa Francófona e Alemanha. Foi num clima de muita alegria que foram feitas as partilhas do trabalho que cada entidade tem realizado nas suas províncias no âmbito da pastoral juvenil, universitária e missionária. Tantos jovens que nos procuram e que se identificam com o nosso carisma e que se sentem impelidos a dar-se aos outros!

Juntos programamos o próximo Encontro Mundial de Jovens Dehonianos e a JMJ Lisboa 2023. Na verdade, entre os dias 28 de Julho de 2023 e 06 de Agosto de 2023, contamos receber em Portugal todos aqueles jovens que estão identificados com a nossa espiritualidade, provenientes de várias partes do mundo. Pretendemos que este encontro de jovens dehonianos, que se realizará no Porto e a JMJ Lisboa 2023, seja um momento de encontro com Cristo, na partilha, inquietações, anseios, expectativas e esperanças que cada jovem trará.

Foram dias muito intensos de avaliação e programação. Pudemos contar com a presença do conselheiro geral, P. Levi dos Anjos Ferreira, que nos apresentou um pouco do panorama da Pastoral Juvenil na Europa e no Mundo, tendo por base a sua experiência de visita e conhecimento das diferentes entidades da Congregação. Houve a possibilidade para juntos conhecermos um pouco da cidade do Porto e seus encantos, com o desejo de conhecer ainda mais no próximo ano, quando nos voltarmos a encontrar na Cidade Invicta para acolhermos e caminharmos com os jovens dehonianos do mundo.

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39): o lema oficial da JMJ Lisboa 2023 inspirou o regresso de cada um à sua província, com a pressa de voltarmos a estar juntos.

P. Igor André Barbosa, scj

plugins premium WordPress