Teve lugar nos primeiros dias de Outubro em Bolonha, no “Studentato delle Missioni”, o encontro dos Delegados Dehonianos da Animação Juvenil e Vocacional da Europa. Foi o encontro habitual desta época do ano, para partilha de experiências, avaliação e programação de acções conjuntas e para formação.
Estiveram os representantes de Portugal, da Espanha, da Itália do Norte e do Sul, da Polónia, da Bielorrússia, ao todo quinze confrades. De Portugal, uma vez que o encontro foi principalmente de formação e por isso mesmo aberto a 3 confrades de cada Província, foram o Pe. Paulo Vieira, o Pe. Juan Noite e o Pe. Ricardo Teixeira.
O primeiro momento, na manhã de 2 de Outubro, foi de avaliação do Encontro Europeu realizado em Agosto na Polónia, por sinal uma avaliação muito positiva da parte de todos. Depois partilharam-se informações de como se está actuando nas Províncias na animação juvenil e vocacional. Decidiu-se que o próximo encontro, a realizar a nível europeu, será em Espanha, por ocasião da Jornada Mundial dos Jovens com o Papa, em 2011. Far-se-á o Encontro Dehoniano em Salamanca e Alba de Tormes nos dias antecedentes e participar-se-á em Madrid na Vigília e na Missa com o Papa. Quanto ao próximo encontro dos Delegados, semelhante ao presente, decidiu-se fazer no Funchal, de 8 a 12 de Outubro de 2009, onde se procurará “traduzir” as expressões típicas da nossa espiritualidade em linguagem actual e juvenil.
Na tarde do mesmo dia e no dia seguinte tivemos um momento formativo coordenado por D. Luca Bressan, padre da diocese de Milão, doutorado em Pastoral Juvenil em Paris. Consistiu, em primeiro lugar, numa análise da situação e das problemáticas dos Jovens na Europa em geral e nas realidade locais. Depois observou-se como a Igreja se dirigiu e se dirige actualmente aos jovens nos vários contextos, nomeadamente em âmbitos de descristianização acentuada. Finalmente abordou-se a “Dehonianidade” na Animação Juvenil e Vocacional. Daqui emergiu a necessidade de “traduzirmos” a nossa espiritualidade numa linguagem perceptível pelos jovens, o que será objecto de futuro trabalho.
A concluir os trabalhos, procedeu-se à escolha do novo Coordenador dos Delegados da Pastoral Juvenil e Vocacional Dehoniana da Europa, para substituir o Pe. Slawek, que já exercia esta missão há já alguns anos. A escolha, por unanimidade e com aclamação, caiu sobre o Pe. Paulo Vieira.
No sábado de manhã visitámos Barbiana, uma aldeia perdida nos montes que circundam Florença, onde nos anos 60 D. Lorenzo Milani fundou uma escola para os pobres, que é mencionada nos manuais da história da educação e da pedagogia. Tivemos um encontro muito interessante, de mais de duas horas, com um antigo aluno desse grande pedagogo.
Depois de um típico almoço de festa, oferecido pelos nossos confrades locais, fomos visitar Florença, em particular S. Marcos e as redondezas, superiormente guiados pelo laureado nosso confrade António que será ordenado diácono no dia 11 de Outubro com outros 2 dehonianos. O mesmo guia apresentou-nos grande parte da riqueza patrimonial, religiosa, cultural e histórica de Bolonha no domingo, dia 5.
| Paulo Vieira, scj |