Print Friendly, PDF & Email

Começavam-se a ouvir os primeiros pássaros e eis chegada a hora de despertar, pois tínhamos pela frente mais um intenso dia de trabalho.

E nada melhor que iniciar o dia com a celebração da Eucaristia (às 7.30h), hoje presidida pelo Superior Provincial da Alemanha, em inglês.

E passamos da mesa da Eucaristia para a mesa da primeira refeição do dia, um rico pequeno-almoço, pois para bem podermos trabalhar temos de nos alimentar.

O primeiro momento da manhã foi feito em conjunto, Superiores Maiores e delegados, com uma excelente síntese do Pe. António Viola acerca do primeiro dia de trabalhos, complementada pela reflexão do Superior Geral, que salientava a importância do trabalho com os jovens, louvando o trabalho que agora tem sido feito e desafiando a uma conversão das nossas comunidades para o trabalho com os jovens. Também fez uma reflexão acerca das estruturas que possuímos e às vezes não sabemos o que fazer com elas, consumindo esforços que poderiam ser empregues em outros campos da pastoral. E referia que não podemos ter medo de alienar aquilo que já não serve, para nos dar a liberdade que necessitamos no nosso trabalho pastoral.

Esta primeira parte da manhã foi finalizada por algumas partilhas do que se vai fazendo nas várias Províncias da Europa no campo da Pastoral Juvenil.

E chegou o tempo do café…

A segunda parte da manhã prosseguiu com o trabalho específico quer por parte dos Superiores Maiores, quer por parte dos delegados da Pastoral Juvenil e Voluntariado missionário, e que continuaria até ao final do dia.

Os Superiores Maiores, com a presença do Superior Geral, do Ecónomo Geral e dos Conselheiros, debateram diversos assuntos do interesse comum, procuraram novos caminhos de colaboração e de partilha, tomaram consciência da necessidade crescente de trabalhar em estreita comunhão e em rede. O tema que ocupou praticamente todo o dia foi a formação inicial na Europa, com o já muito debatido projeto Paris a estar no centro das atenções. Espera-se que o dia de amanhã sirva para chegar a algumas conclusões e consensos.

Os delegados da Pastoral Juvenil e Vocacional e Voluntariado missionário continuaram o seu trabalho, com uma avaliação do último encontro europeu que aconteceu em Agosto passado em Frascati, como também o início da preparação do próximo encontro europeu dos jovens dehonianos, perspetivado para 2022, no contexto das JMJ a realizar em Portugal.

Também foi feita uma rica partilha do que se está a fazer no campo da Pastoral Universitária em Modena, Cosenza, Porto e Valência e projetos de futuro noutras Províncias. Cresce cada vez mais a consciência de um trabalho em equipa e rede que deve ser feito, abrindo-o à internacionalidade europeia.

Aproveitando a presença dos Superiores Maiores, os delegados abordaram alguns elementos fundamentais no que diz respeito à Pastoral Juvenil e Vocacional e Voluntariado missionário, a apresentar aos Superiores Maiores.

Por fim ficou também o desafio de um encontro europeu, numa perspetiva vocacional a realizar no próximo ano…

E eis que chegou a hora para adoração e jantar.

À noite ainda houve a possibilidade de visita à cidade de Neustadt, como também uma visita guiada à casa, orientada pelo Superior Provincial da Alemanha.

E foi o 3º dia… amanhã há mais…

Gutte nacht!

Pe. Juan Noite