Print Friendly, PDF & Email

Tal como nos dias anteriores, o dia começou às 7.30h com a celebração da Eucaristia, hoje celebrada em francês e presidida pelo Pe. José Agostinho, Superior Provincial de Portugal.

Após o pequeno-almoço iniciou-se a última manhã de trabalhos.

Depois de um primeiro momento em conjunto entre os Superiores Maiores e os delegados europeus da Pastoral Juvenil e Vocacional e Voluntariado missionário, o trabalho continuou em separado para cada grupo. Neste momento em comum os delegados da Pastoral Juvenil e Vocacional e Voluntariado missionário fizeram chegar aos Provinciais alguns assuntos importantes a ter em atenção pelas Províncias, sobretudo fazendo chegar a inquietação que todas as Províncias e Distritos europeus estivessem representados neste grupo de delegados europeus. Foi noticiado em primeira mão que o próximo encontro de delegados acontecerá em Outubro em Dublin, Irlanda.

O grupo dos delegados aproveitou esta última manhã de trabalhos para partilhar o que se está a fazer no âmbito do voluntariado missionário no projeto europeu MYMission. Foi feita uma partilha dos projetos desenvolvidos no verão passado assim como uma partilha do último encontro de voluntariado missionário que se deu em Valência, no passado fim de semana.

No que diz respeito ao futuro, já se estão a preparar vários grupos para o próximo verão, tendo já grupos preparados para o Equador, Paraguai, Angola, Moçambique. Ao todo estão envolvidos mais de 70 voluntários que realizarão a sua experiência entre Julho e Agosto de 2019.

Os Superiores Maiores, por seu lado, partilharam assuntos do interesse geral, sobretudo os que foram apresentados pelo Superior Geral e seu Conselho, de onde se destaca o Encontro de Superiores Maiores de toda a Congregação, previsto para o mês de Novembro, em Roma. Falámos da situação das diferentes presenças Dehonianas na Europa, da possibilidade de novas presenças. Ficou também decidida, depois de vários anos de reflexão, a criação dum Escolasticado europeu em Paris, prosseguindo o processo para a sua concretização, liderado por uma Comissão criada para o efeito.

No final da manhã houve também um encontro com a imprensa da Diocese e da Província alemã, e foi tirada a foto oficial do grupo.

A parte da tarde foi dedicada a uma visita à cidade de Speyer, apesar da chuva que caía. Speyer é uma cidade com muitos séculos de história, felizmente bastante poupada pelas muitas guerras que se sucederam na região. Houve visita guiada à imponente Catedral, feita em dois grupos, um em língua inglesa e outro em língua italiana. Da Catedral fomos para o Convento de Santa Madalena, onde viveu Edith Stein, ou Santa Teresa Benedita da Cruz, como é venerada. É sempre uma visita revestida de emoção, pelo que conhecemos da vida desta Santa; desta vez ainda foi mais emotiva, porque tivemos a oportunidade de ver um documentário versando a sua biografia. A visita terminou à volta da mesa, num jantar-convívio gentilmente oferecido pela Província da Alemanha.

P. Juan Noite e P. José Agostinho Sousa