Encontro dos Superiores Maiores e dos Delegados da Pastoral Juvenil e Vocacional da Europa

▬ 1. Como previsto no programa já divulgado, os Superiores Maiores da Europa e os delegados da Pastoral Juvenil e Vocacional encontraram-se na Madeira, de 8 a 12 de Outubro, para reflectir sobre esta actividade tão importante para o futuro da Congregação na Europa. Estiveram presentes os Superiores Maiores da Alemanha, Itália Setentrional, Itália Meridional, Espanha, Europa Francófona, Confederação Holanda-Flandres, Ilhas Britânicas, Polónia e Portugal, assim como os delegados da Pastoral Juvenil e Vocacional de quase todas estas entidades europeias da Congregação. Participaram ainda os membros da Comissão da Pastoral Juvenil e Vocacional de Portugal. De destacar ainda a presença do Superior Geral, P. José Ornelas Carvalho, e do Conselheiro Geral, P. John Van Den Hengel. Cada grupo trabalhou segundo o programa já preparado, mas houve encontros conjuntos sobre este tema específico dos jovens e das vocações. No final do encontro, fez-se a partilha das principais conclusões da nossa reflexão.

▬ 2. Os delegados propuseram programas de formação em conjunto para todas as entidades da Europa, por exemplo um “seminário de estudos” para aqueles que trabalham na pastoral juvenil e vocacional; uma “semana vocacional” anual para aqueles que pensam seguir a vida religiosa; um sítio internet para aqueles que trabalham neste sector; um plano de pastoral juvenil e vocacional para a Europa (em fase de elaboração, com a ajuda do P. Adérito Barbosa, que apoiou os trabalhos com algumas conferências); algumas sugestões concretas para envolver as diversas entidades; a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude em Espanha em 2011 (alguns dias com um programa dehoniano em Salamanca e Alba de Tormes e o restante programa com o Papa em Madrid).

▬ 3. Os Superiores Maiores reflectiram também sobre este tema dos jovens e vocações, entre si e com os delegados. Outros temas estavam sobre a mesa: a formação e a situação actual da Europa. Sobre a formação inicial e permanente insistiu-se nas iniciativas conjuntos que já se fazem e que é preciso continuar ou retomar (a preparação para os votos perpétuos, o encontro anual dos noviços e dos mestres de noviços, os encontros para os religiosos que estão no escolasticado, a atenção àqueles que estão nos primeiros anos de sacerdócio ou de vida religiosa depois da profissão perpétua, programas comuns de formação permanente). Continuou-se a reflexão sobre o projecto de um ou dois noviciados comuns na Europa, sem se chegar a conclusões. Neste momento, há dois noviços da Itália do Sul e da Alemanha que fazem o noviciado em Salamanca (o noviço alemão já voltou ao seu país após esta boa experiência). Além disso, estão a funcionar os noviciados de Portugal e da Polónia. Em atitude de esperança, os Superiores Maiores reflectiram ainda sobre a situação secularizada da Europa, procurando encontrar caminhos de re-evangelização ou de nova evangelização.

▬ 4. A nível organizativo, os Superiores Maiores da Europa decidiram nomear um secretariado coordenador para os dois próximos anos, constituído por um presidente (P. Heinrich Wilmer, Alemanha) e por um secretário executivo (P. Manuel Barbosa, Portugal). Em conexão com o conselheiro geral, procurarão fazer uma verdadeira comunicação entre os Superiores Maiores e entre estes e o Governo Geral, assim como coordenar e organizar as várias iniciativas; o secretariado acompanhará ainda as diferentes iniciativas dos diferentes sectores de actividade. Finalmente, decidiu-se convidar para as reuniões os responsáveis da nossa presença na Bielorússia, Moldávia, Finlândia, Albânia, Ucrânia, Áustria-Croácia.

▬ 5. Para 2010, os Superiores Maiores terão dois encontros: o primeiro em Salamanca, de 24 a 26 de Março, para o qual serão convidados os formadores (mestres de noviços, de postulantes e de escolásticos); o segundo em Outubro, depois da reunião de todos os Superiores Maiores da Congregação em Roma. Para preparar o primeiro encontro, o secretariado coordenador terá uma reunião no Porto, Portugal, com a presença do conselheiro geral Johon Van Den Hengel e de três formadores (Portugal, Espanha e Polónia), a 10 e 11 de Janeiro de 2010.

▬ 6. Para 2011, foram reservadas também duas datas para reuniões dos Superiores Maiores: 11-14 de Abril em Neustadt, Alemanha; 18-21 de Outubro em Clairefontaine, Bélgica. Esta reunião será uma espécie de assembleia ou sínodo sobre o projecto Europa, a sua situação de secularização, procurando-se respostas concretas aos desafios que tocam os diversos sectores das nossas actividades. Cada entidade é convidada a participar nesta assembleia com três pessoas (incluindo o Superior Maior).

▬ 7. Todos reconheceram a importância deste encontro conjunto na Madeira, a todos os níveis: espiritual, convívio, reflexão, partilha, procura de novas perspectivas para a nossa presença qualificada e competente na Europa. Aproveitou-se também para visitar as três comunidades dehonianas que estão nesta belíssima ilha da Madeira, reconhecendo o seu fecundo trabalho pastoral.

» Manuel Barbosa, scj
 

plugins premium WordPress