Encontro Internacional da Família Dehoniana: partilha de carismas

Crónica do dia 19 de Maio

Depois de um dia de repouso, voltamos novamente aos nossos trabalhos. Logo a seguir à Eucaristia, em inglês, retomámos o trabalho, escutando um padre marianista que nos apresentou a realidade da sua Família Mariana (religiosos, religiosas, institutos seculares, leigos e leigas). O debate que se seguiu com ele foi iluminador para podermos confrontar-nos com a nossa realidade: a Família Dehoniana.

O primeiro trabalho de grupo da manhã, reunidos por continentes, serviu para darmos achegas como deverá ser uma equipa de coordenação mundial para a Família Dehoniana.

Após um plenário, escutámos informações sobre a beatificação do Padre Dehon (Pe. Cláudio Weber), o trabalho do Centro de Estudos (Pe. Aimone) e como consultar no site os documentos do Pe. Dehon (Ir. Roberto), entre outras informações.

A portuguesa Serafina Ribeiro, da Companhia Missionária, apresentou em powerpoint a organização que tem o seu instituto com os leigos. Também a portuguesa Lurdes Xavier, das Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus, em poucas palavras descreveu o seu instituto e o trabalho com os leigos.

Amanhã, será o dia das conclusões, prevendo-se mais um dia intenso até à Eucaristia, presidida pelo Superior Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, Pe. José Ornelas Carvalho.

 

Adérito Gomes Barbosa, scj

plugins premium WordPress