Encontro Sub-10 Dehonianos no Santuário da Rocha

No dia 3 de Dezembro, reuniu-se o grupo do Sub-10 (menos de 10 anos de votos perpétuos), Dehonianos, na comunidade de Nossa Senhora da Rocha, em Queijas. Foi um encontro de partilha, oração e reflexão sobre «o Ano da Fé e a sua concretização entre nós».

Na sua exposição, o Pe. Jacinto de Farias delineou, em traços largos, o significado do Ano da Fé, segundo Bento XVI; referiu os seus três acontecimentos marcantes (Concílio Vaticano II, Credo do Povo de Deus de Paulo VI e o Catecismo da Igreja Católica de Bento XVI); reflectiu sobre alguns temas especialmente significativos para os Religiosos (recomendando a leitura dos números 5 e 6 da Lumen Gentium); e, finalizou com temas que especialmente nos podem dizer respeito, como dehonianos.

Ainda na parte da manhã, o nosso confrade, Pe. Alexandre, Superior da Comunidade Nossa Senhora da Rocha e pároco de S. Miguel de Queijas, fez a gentileza mostrar a igreja paroquial, cuja paróquia comemora 25 anos de existência, Foi aí que celebrámos a eucaristia. Visitamos, ainda, o Centro Social e o belo trabalho que aí se desenvolve no sector da geriatria, apoio domiciliário, centro de dia e outros.

Após um fraterno almoço com a comunidade religiosa, houve uma visita guiada ao Santuário Nossa Senhora da Rocha, nas margens do rio Jamor. Um lugar de culto desde 1822, altura em que umas crianças, enquanto perseguiam um coelho, descobriram numa gruta a imagem que ficou conhecida Nossa Senhora da Rocha. Tal como nos nossos dias, a crise económica e social pairava sobre o país e a repercussão deste acontecimento apresentou-se como sinal de esperança. A grande devoção que lhe prestaram e o crescente número de peregrinos, fizeram que fosse designada Protectora e Padroeira do Reino. Tivemos também oportunidade de visitar o precioso espólio do museu.

Uma das finalidades destes encontros é, também, a partilha da vida. Foi o que aconteceu na parte da tarde, onde cada qual pôs em comum o que vai fazendo na missão que lhe foi confiada e referiu os desafios que tem de enfrentar. Falámos também sobre alguns assuntos da vida da Província. Recordámos os confrades que após os 10 anos deixam de pertencer a este grupo, agradecendo a sua frutuosa presença.

Agradecemos ao Pe. Saturino Gomes, anterior responsável pelo grupo, pela cuidada assistência que nos prestou, durante vários anos. Agora a tarefa passou para Superior Provincial que naturalmente esteve connosco durante todo o dia. Por fim, felicitámos dois dos membros mais novos pela ordenação diaconal recebida na véspera, 2 de Dezembro, no Mosteiro dos Jerónimos. Encerrámos a partilha com a eleição dos dois colegas que, com o Superior Provincial, irão coordenar o grupo ao longo dos próximos dois anos.

O encontro terminou com a adoração e recitação de Vésperas na Santuário de Nossa Senhora da Rocha.

David Mieiro, scj

plugins premium WordPress