Encontro Sub-10 Dehonianos

No dia em que festejávamos o Dia da Liberdade, 25 de Abril, os religiosos Dehonianos com menos de 10 anos de Profissão Perpétua, realizaram o seu 8º encontro, no Centro Dehoniano, Porto.

Estiveram presentes quase todos os elementos pertencentes ao grupo Sub-10, assim como outros que manifestaram interesse em participar, também porque esta é a Semana de Oração pelas Vocações (sacerdotais, religiosas e missionárias).

O encontro decorreu sob o tema: Missão e a Nova Evangelização. O Pe. Almiro Mendes, Pároco de Ramalde e Director do Secretariado Diocesano das Missões, expôs e partilhou o tema de uma forma que agradou a todos os presentes. Esta temática tem marcado abundantemente os tempos actuais, quer ao nível Igreja Universal quer da Igreja em Portugal. Desde o ano passado que estamos a «Repensar juntos a pastoral em Portugal», com o envolvimento de católicos e instituições. Também há poucos dias atrás, a Assembleia Provincial SCJ, debruçou-se sobre a nossa missão. O próximo Sínodo dos Bispos, em Outubro deste ano, será dedicado à Nova Evangelização, numa altura em que assinalamos os 50 anos doinício do Concílio Vaticano II.

Tendo em conta o público-alvo, padres há menos de 10 anos e candidatos à ordenação presbiteral, o Pe. Almiro Mendes falou da «Dimensão Missionária do Sacerdócio», como algo imprescindível à Igreja. Quando a Igreja deixar de ser missionária deixa de ser Igreja. Por isso, sublinhava que ser missionário é uma missão nobre que consiste em anunciar algo que passou primeiramente pela experiencia pessoal, para depois poder ser vivida e testemunhada comunitariamente. Lançava, assim, o desafio de sermos coleccionadores de corações, isto é, de sabermos juntar à nossa volta o maior número de pessoas que se deixam fascinar por Jesus Cristo.
Depois, em ambiente bem introspectivo e próximo, celebrámos a Eucaristia no oratório da comunidade, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo.

Após o almoço com a comunidade do Centro Dehoniano, fomos visitar as obras da igreja dos Pastorinhos, no Bairro de Francos, da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista. Acompanhou-nos o Pe. Júlio Carrara, pároco da Boavista, e o Pe. Feliciano Garcês, vigário paroquial, que nos mostraram asobras que já estão na fase nos acabamentos finais.

Este dia passado no Centro Dehoniano, revelou-se um belo espaço de partilha e de tomada de consciência daquilo que somos e pretendemos ser ao serviço da nova evangelização. 

De olhos postos no «Ano da Fé», alinhavámos os próximos encontros.

O acolhimento que a comunidade do Centro Dehoniano prestou merece a nossa profunda gratidão.
 

 David Mieiro, scj

plugins premium WordPress