Encontro Vocacional no Seminário Nossa Senhora de Fátima

Na tarde do passado domingo, dia 18 de Maio, vieram ao Seminário Nossa Senhora de Fátima (Alfragide) para participar no Encontro Vocacional, seis jovens, de idades entre 12 e 17 anos, oriundos das nossas paróquias de Alfragide, Boavista e Carnaxide. O Encontro foi orientado pela nossa Equipa de Pastoral Vocacional, constituída pelo Pe. José Jacinto de Farias, Ir. José Manuel e pelo Clérigo Jorge Magalhães.

O Encontro começou com o almoço junto com a comunidade, seguido de um tempo de convívio e lazer. Depois, sob a orientação do Pe. José Jacinto de Farias, os jovens tiveram oportunidade de refletir sobre os relatos da vocação, sempre tão sugestivos e interpelantes, de Samuel e Jeremias, que ofereceram aos jovens um belo motivo para lerem a sua história pessoal e poderem partilhar uns com os outros o modo como Deus os chama e toca a cada um, sempre por meio de tantas pessoas e situações. A meditação dos textos teve dois momentos: um mais pessoal e outro de partilha de uns com os outros, a partir de fichas preparadas para o efeito. Assim, ficou bem presente que a vocação é algo querido por Deus desde sempre para a nossa felicidade, cabendo-nos o constante discernimento e resposta à sua vontade, tarefa ajudada por tantas pessoas e situações que Ele coloca no nosso caminho, nomeadamente, pela comunidade paroquial e por estes encontros.

Esta agradável tarde de reflexão terminou com uma oração, na qual pedimos por cada um destes jovens, pelas suas famílias e pela família religiosa que habita o Seminário Nossa Senhora de Fátima. A avaliação foi muito positiva e os jovens manifestaram um grau elevado de maturidade no processo de discernimento. A nossa comunidade foi muito acolhedora destes jovens que partiram com o desejo de voltar.

Jorge Magalhães, scj

plugins premium WordPress