Exposição Missionária: Alarga o espaço da tua tenda

No próximo dia 12 de Maio, às 17h30, será inaugurada no Santuário de Fátima a Exposição Missionária intitulada “Alarga o espaço da tua tenda”. Na sessão de abertura estará presente D. Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima. A Exposição é fruto de uma parceria entre os Institutos Missionários Ad Gentes, as Obras Missionárias Pontifícias e o Santuário de Fátima e pretende dar graças a Deus porque nos confia a sua Missão e incentivar ao entusiasmo e compromisso pela Missão da Igreja em Portugal. O título – “Alarga o espaço da tua tenda” – tomado do livro de Isaías, pretende levar-nos àquela atitude de quem se encontra de coração aberto para acolher o outro e ir ao encontro do outro.

A Exposição estará aberta ao público, em Fátima, Convivium de Santo Agostinho (cripta da Igreja da Santíssima Trindade) de 12 de Maio a 31 de Outubro de 2012, todos os dias, das 9h00 às 19h00, é de entrada gratuita e apresenta-se em duas línguas: portuguesa e inglesa.

Trata-se de um projeto que foi amadurecendo durante alguns anos e que nos últimos tempos tomou a forma e vem à luz do dia como um presente para quem o queira receber e descobrir. Para isso contribuiu também a Carta Pastoral dos bispos portuguese: “Como Eu vos fiz, fazei vós também. Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”.

Ao longo de quatro núcleos, o visitante poderá sentir, gostar e deixar-se envolver pelo espaço que procura acolhê-lo e acompanhá-lo como o hóspede que há muito era esperado. Ali se encontrará com a origem da Missão e com aqueles e aquelas, que a foram encarnando ao longo dos tempos. Trata-se de um caminho e, como tal, em construção. Uma obra para ver, deixar-se envolver e sentir-se como operário que vai colocando o seu tijolo neste grandioso projeto. E ali encontrará gente que o acompanha; ali encontrará a Mãe que acolheu a Palavra e que hoje a continua a dar ao nosso mundo. Uma Mãe que caminha com os seus filhos.

Tudo isto num tempo em que o Santuário de Fátima se prepara para a celebração do Centenário das Aparições e num contexto em que a Igreja procura encontrar caminhos pastorais para uma evangelização renovada e adequada aos tempos actuais.

Deixamos o convite a ir a Fátima e a dedicar algum tempo para visitar esta Exposição Missionária… alargando o espaço da sua própria tenda…

Zeferino Policarpo, scj

CARTAZ PDF

 

plugins premium WordPress