Faleceu o padre Giulio Gritti

Durante a noite deste dia 31 de Dezembro de 2015, o P. Giulio Gritti voltou à Casa do Pai, quando se encontrava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a debater-se com diversos problemas de saúde, de que sobressaía uma infecção geral que lhe afectou praticamente todos os órgãos vitais. Visitei-o duas vezes nesta sua curta passagem pelo Hospital, tendo-o encontrado sedado numa das ocasiões e muito sereno na outra, apesar das dores e da dificuldade em falar. As Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus (MAMCJ) também o acompanharam de perto nestes momentos derradeiros, como fizeram de resto, aliás, ao longo dos últimos anos.

Neste momento agradecemos a longa vida que o Senhor concedeu ao P. Giulio Gritti – tinha completado 91 anos de idade em Julho passado – e os muitos anos de consagração a Deus vividos como membro da nossa Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (74 anos de Vida Religiosa, 65 dos quais como sacerdote). Trabalhou muito ao serviço da Igreja e da Congregação, sobretudo da Província Portuguesa (chegou a Portugal em 1950), como podemos ver adiante, nos dados biográficos que partilhamos. Nos últimos anos dedicou-se mais ao Instituto Secular das Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus (MAMCJ), que fundou em 1992.

O P. Giulio Gritti destacou-se como um dos nossos pioneiros, tendo chegado poucos anos depois dos primeiríssimos P. Colombo e P. Canova. Foi incansável na procura de benfeitores que apoiassem a edificação de algumas das nossas casas, com particular destaque para a construção do Seminário Missionário Padre Dehon. Trabalhou na formação dos seminaristas e na animação espiritual, dedicou-se com grande empenho no serviço de apoio às Missões, foi Reitor da Igreja do Loreto e esteve vários anos ligado a essa comunidade, desempenhou diversos cargos de responsabilidade nas nossas comunidades e ao serviço da Igreja, destacando-se os anos em que foi Secretário da CNIR.

 

O P. Giulio Gritti deixa-nos aos 91 anos de idade. O seu corpo estará em câmara ardente na Igreja Paroquial de Massamá, a partir das 16:30 de amanhã, dia 1 de Janeiro de 2016. Estão previstas as seguintes celebrações comunitárias:

 

1 Janeiro, 6ª feiraOfício dos defuntos, às 21:30;

2 Janeiro, Sábado – Laudes, às 10:00; Missa Exequial, às 14:00.

 

O P. Giulio Gritti nasceu a 29 de Julho de 1924, em Cologno al Serio, Bergamo, Itália, filho de Battista Gritti e de Maria Radavelli. Foi baptizado e crismado na mesma Paróquia de Cologno al Serio, a 30 de Julho de 1924 e a 11 de Outubro de 1931, respectivamente.

Frequentou o Seminário de Albino entre 1935 e 1940. Fez o Noviciado em Albisola, onde também professou a 29 de Setembro de 1941. A 29 de Setembro de 1947 fez a Profissão Perpétua, em Albino. A 25 de Junho de 1950 foi ordenado presbítero, em Bologna.

O P. Giulio chegou a Portugal em Setembro de 1950. De 1950 a 1960 trabalhou no Colégio Missionário, no Funchal, primeiro como professor (1950-1952), depois como ecónomo da comunidade (1952-1954), como Educador do 1º Ciclo (1954-1955) e como 1º Conselheiro da comunidade e Prefeito de Disciplina (1955-1960). Entre 1960 e 1968, o P. Giulio Gritti trabalhou na comunidade do Porto, na Boavista, tendo desempenhado os cargos de Conselheiro Regional, Ecónomo Regional e Superior da Comunidade, destacando-se nessa fase o importante trabalho de impulsionador da construção do Seminário Missionário Padre Dehon, tendo também sido Ecónomo Provincial entre 1966 e 1972. Em 1968-1969 foi Conselheiro e Ecónomo do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

Em 1972 é formalmente nomeado para o cargo de Secretário da Animação Missionária (SAM), cargo que exercerá até 1983.

Em 1973 foi eleito Secretário da CNIR, tendo exercido as funções até 1980.

Em 1980 foi nomeado Superior da Comunidade da Igreja do Loreto. Manteve-se na Comunidade até 1998, ora como Superior, ora como Superior e Reitor ou como simples Conselheiro da Comunidade. Depois esteve sucessivamente ligado à Casa Provincial e à Comunidade de Alfragide, mas dedicando-se particularmente ao Instituto Secular das Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus, que fundou em 1992, tendo vivido os últimos anos na sede deste, em Massamá.

O P. Giulio foi ainda vários anos Assistente Espiritual da Federação dos Institutos da Terceira Idade ligados à Igreja (FITI) e do Movimento Vida Ascendente, além dos muitos retiros e pregações, de que se destaca a colaboração estreita com os encontros “Experiência de Deus”, do P. Ignazio Larrañaga e a formação espiritual de muitas Congregações Religiosas femininas.  

Faleceu neste último dia do ano 2015. Chega ao fim uma longa vida de apóstolo incansável e abnegado, que nos deixa um exemplo de simplicidade e de sobriedade, de confiança na Providência, de intensa vida espiritual e de profunda devoção ao Coração de Jesus e à sua misericórdia. Um apóstolo da Divina Misericórdia… deixa-nos em pleno Jubileu Extraordinário da Misericórdia!

 

Que descanse em Paz, que o Coração de Cristo o acolha na sua Misericórdia infinita.

 

P. José Agostinho de Figueiredo Sousa, scj

Superior Provincial

 

plugins premium WordPress