Faleceu o Pe. Onorio Matti, Superior Provincial de Moçambique

Foi com estupefacção e dor que esta manhã fomos surpreendidos com a notícia da morte do Pe. Onorio Matti, Superior Provincial de Moçambique. Faleceu na aurora deste dia, no hospital de Pádua, Itália. Há algum tempo que sofria de problemas cardíacos. Para assegurar um melhor acompanhamento do seu problema de saúde, foi transferido para a Itália, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração, mas acabou por não resistir…

Liga-nos à Província da Itália do Norte, de onde era originário o Pe. Onorio, laços de grande comunhão, pois, como sabemos, foram os confrades da Itália do Norte que deram início à presença Dehoniana em Portugal. Tantos confrades da Itália do Norte deram e continuam a dar o seu melhor à nossa Província. Diversas têm sido as expressões de colaboração a nível dos religiosos Dehonianos, dos leigos, do voluntariado, etc. Neste momento particularmente doloroso estamos em comunhão com a Província da Itália do Norte a quem apresentamos, através do Superior Provincial, Pe. Oliviero Cattani, as nossas condolências.

Liga-nos à Província de Moçambique não menos importantes laços de comunhão fraterna. Moçambique foi, durante muitos anos, o nosso primeiro campo de missão ad gentes. Vários confrades da Itália do Norte trabalharam nas nossas comunidades, aprenderam português e partiram em missão para Moçambique. Vários confrades da Província Portuguesa, acolhendo no seu coração o apelo missionário, também partiram para as missões de Moçambique e lá se entregaram totalmente ao serviço da Igreja, com grande alegria e generosidade. Moçambique acolheu também vários jovens religiosos que aí fizeram o estágio de vida religiosa. Mais recentemente, foi a Província de Moçambique que se dispôs a acolher os leigos de Portugal que partem em experiência de missão, como voluntários, através da ALVD (Associação dos Leigos Voluntários Dehonianos). Antes da sua nomeação para Superior Provincial, o Pe. Onorio Matti fez parte da Comunidade do Alto Molócuè, onde dezenas de voluntários, acompanhados por religiosos Dehonianos da nossa Província, têm prestado os mais diversos serviços de apoio ao trabalho dos missionários. O Pe. Onorio foi um grande amigo dos voluntários e um entusiasta desta nova forma de colaboração missionária.

Desde há um ano a esta parte que a colaboração com a Província de Moçambique se fortaleceu com a ida do Pe. Adérito Barbosa, como professor da Universidade Católica de Nampula, inserido na Comunidade Dehoniana daquela cidade e participando activamente na vida da Província de Moçambique.

O Pe. Onorio Matti foi também daqueles confrades que desde o início mais se entusiasmou com a abertura da Missão Dehoniana em Angola. De  6 a 21 de Agosto de 2002, quando era também Superior Provincial de Moçambique, visitou Angola, em conjunto com o Pe. José Ornelas, Superior Provincial de Portugal, numa primeira viagem exploratória para estudar uma possível presença Dehoniana naquele país. Nesse mesmo ano, as duas Províncias, nos respectivos Capítulos Provinciais, decidiram abrir, em mútua colaboração, a missão Dehoniana em Angola. No ano seguinte, de 16 a 27 de Setembro, o Pe. Onorio Matti e o Pe. Manuel Barbosa (Superior Provincial de Portugal) visitaram Angola, acompanhados pelos primeiros missionários das duas Províncias (Pe. Maggiorino Madella e Pe. Domingos Pestana) para estabelecer os contactos necessários à abertura da primeira Comunidade Dehoniana.

Por estas breves notas podemos perceber a amizade que unia o Pe. Onorio Matti à nossa Província e o quanto se empenhou para que os laços de colaboração e de ajuda fraterna se fortalecessem sob diversas expressões profundamente Dehonianas. Estamos, portanto, muito gratos ao Pe. Onorio pelo seu empenhamento nestes projectos comuns que ajudaram a alargar ao coração das pessoas o Reino do Coração de Jesus.

O Pe. Onorio Matti nasceu a 3 de Maio de 1951. Emitiu a Profissão Religiosa a 14 de Abril de 1973 e foi ordenado Presbítero a 23 de Dezembro de 1979. Foi Superior Provincial de Moçambique desde 19 de Junho de 1998 até 18 de Junho de 2004. Depois dos mandatos do Pe. Elio Greselin e do Pe. Carlos Lobo, foi novamente chamado a prestar este serviço à Província e tinha iniciado funções a 6 de Janeiro de 2014. As cerimónias fúnebres terão lugar a 10 de Março, em Modena e em Cevo (Itália).

Em meu nome, em nome dos confrades e dos muitos voluntários que contactaram com o Pe. Onorio Matti, apresento à Província de Moçambique os nossos sentidos pêsames, neste momento tão duro e tão difícil para uma Província tão carente de recursos humanos, mas que, mesmo assim, não deixa de os partilhar com tanta generosidade.

Que Deus conceda o descanso eterno ao Pe. Onorio e conforte os seus familiares e os confrades e amigos que choram a sua partida deste mundo. Damos também graças a Deus pelo testemunho de vida consagrada ao serviço da missão que o Pe. Onorio Matti deixou a todos nós.

Que descanse em paz no Coração de Jesus,

Pe. Zeferino Policarpo, scj
superior provincial

plugins premium WordPress