Print Friendly, PDF & Email

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia, Arcebispo Emérito de Évora. D. Maurílio de Gouveia faleceu ontem, 19 de Março, Solenidade de São José, no Eremitério de Maria Serena, na Freguesia de Gaula, Concelho de Santa Cruz, Diocese do Funchal, onde vivia. Tinha 86 anos e morreu de doença prolongada.

As celebrações fúnebres decorrem na quinta-feira, 21 de Março, a partir das 07:30, na Sé do Funchal, onde será recitado o Ofício de Defuntos e celebrada Missa de Corpo Presente, às 08:30; está previsto que pelas 11:00 a urna parta do aeroporto da Madeira, com destino a Évora. O acolhimento na Catedral Metropolitana de Évora está previsto para as 19:00.

A Missa exequial, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, está prevista para as 15:00 de sexta-feira, dia 22, seguindo depois o cortejo fúnebre para a Igreja do Espírito Santo, onde decorrerá a encomendação e a sepultura dos restos mortais de D. Maurílio de Gouveia, no Panteão dos Arcebispos.

D. Maurílio manifestou sempre muita estima e carinho pela nossa Congregação, especialmente pelo Colégio Missionário Sagrado Coração, no Funchal, que visitou diversas vezes. Agradecemos ao Senhor o homem de fé e de cultura e o exemplo de pastor que foi D. Maurílio. Que o Senhor o tenha no seu Reino de Amor e Paz e o recompense pelo muito que deu à Igreja e à sociedade. Que descanse em paz!

P. José Agostinho Sousa