Falecimento de D. Tomaz Silva Nunes

Com surpresa e estupefacção recebi esta manhã a notícia do falecimento de D. Tomaz Silva Nunes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa.
Todos nós conhecíamos a simplicidade, delicadeza, humildade e sentido pastoral com que pautava a sua vida e a sua acção como pastor. D. Tomaz Nunes, era responsável pelas Vigararias do Termo Oriental de Lisboa, acompanhando portanto as paróquias do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria, confiadas aos dehonianos. Foi nessa qualidade que no passado dia 11 de Junho presidiu, uma vez mais, à Eucaristia da Solenidade do Coração de Jesus, na Igreja do Forte da Casa, e depois tomou parte no almoço-convívio com a comunidade paroquial, no qual participou também um grupo de religiosos dehonianos. D. Tomaz Nunes tinha recebido delegação do Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa para presidir à Ordenação Sacerdotal do Diác. António Pedro e à Ordenação Diaconal do Cl. Nuno Alexandre Rocha, no próximo dia 26 de Setembro, pelas 16h00 na Igreja de Nossa Senhora da Paz, Póvoa de Santa Iria. Com muito carinho vinha preparando esta celebração, tendo no dia anterior à sua morte, entrado em contacto com o Diác. António Pedro para acertar pormenores da cerimónia.
Esta ligação a nós e às nossas actividades não é de agora. Recordo, por exemplo, que em 2005 D. Tomaz participou na Assembleia de Párocos Dehonianos que se realizou em Fátima de 31 de Janeiro a 2 de Março, tendo feito uma conferência sob o tema “A Eucaristia na vida paroquial”.

Em meu nome pessoal e em nome da Província Portuguesa apresento aos familiares de D. Tomaz e ao Patriarcado de Lisboa as nossas sentidas condolências. Que Deus recompense com a felicidade eterna este seu servo que passou por este mundo fazendo e semeando o bem e conforte os que choram a sua partida.

» Zeferino Policarpo, scj
superior provincial
 

plugins premium WordPress