A Província da Alemanha está empenhada em ajudar os Dehonianos na Ucrânia. Não só um compromisso económico, mas também apoio moral no restabelecimento da vida e da esperança.

Já passou mais de um mês desde que o Padre Andrzej Olejnik SCJ, sacerdote do Sagrado Coração de Irpin, visitou Neustadt (Alemanha). Ele tinha feito a longa e árdua viagem da pequena cidade perto de Kiev para receber um donativo especial: O Gabinete da Missão tinha usado os donativos para comprar um carro, que os padres do Sagrado Coração agora usam para o seu trabalho pastoral e social.

O “Campus das Crianças” teve lugar em Irpin em Junho: Já no primeiro dia, cerca de 90 crianças vieram para tirar umas “férias” da guerra e da destruição e para descansar. No segundo dia, os animadores já contaram 110 crianças inscritas.

O programa diário para a semana incluía jogos e orações em conjunto. As crianças também receberam algo para comer ao almoço. Felizmente, a igreja em Irpin não foi danificada pelos ataques russos. Por esta razão, algumas partes do programa de férias poderiam ter lugar dentro da igreja, especialmente com mau tempo.

P. Andrzej Olejnik SCJ regressou a Irpin em Maio, cansado mas saudável, e está extremamente grato, não só pelo carro: “Permite-nos continuar com os nossos projectos sociais. Obrigado por tudo o que diz respeito à compra e transferência do carro. Obrigado também pelas agradáveis conversas, empatia e palavras de encorajamento. Estamos-lhe ainda mais gratos porque sabemos que, sem a sua ajuda, não poderíamos realizar as nossas iniciativas. Que o Coração de Jesus retribua generosamente a vossa abertura e disponibilidade”.

Os Sacerdotes do Sagrado Coração continuam a ser importantes ajudantes e companheiros do povo. O Padre Olejnik diz: “A grande e séria guerra continua a trazer muito medo, devastação e morte à nossa região. Muitas pessoas regressaram e estão a tentar pôr as suas casas em ordem. Permanecemos unidos a si em oração”.

Brigittte Deiters