Festa da Imaculada Conceição no Seminário Missionário Padre Dehon

A festa da Imaculada Conceição tem assumido, ao longo dos anos, um lugar muito especial no Seminário Missionário Padre Dehon, constituindo-se como o ponto alto das iniciativas do primeiro trimestre. Para este momento contribuem os seminaristas que preparam um teatro e os seus pais, que não querendo ficar atrás, também montam as suas encenações.

Assim, às 12h30, iniciou-se a Eucaristia presidida pelo Pe. José Domingos e com a animação musical dos seminaristas, que constituíram uma pequena orquestra, com instrumentos de corda, sopros e alguma percussão. Os pais colaboraram nas leituras, na apresentação das ofertas e na acção de graças.

Terminada a Missa, seguiu-se o almoço, em que cada família colocou à disposição dos presentes as suas artes e talentos no domínio da gastronomia e doçaria. É preciso referir que, neste dia, havia um aniversariante, o Pref. Pedro Sousa, que completou 22 anos. Cantámos os parabéns, festejámos com champanhe e até tivemos a sorte de um pequeno discurso por parte do festejado. Os seus pais estiveram presentes e trouxeram um bolo de gomas, que foi o encanto e a perdição dos seminaristas, ainda que por pouco tempo, uma vez que "não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe".

Depois do almoço e do habitual café, descemos ao auditório, onde assistimos a diversos espectáculos teatrais, que oscilavam entre o registo cómico e o sério, entre o profano e o sagrado. Os seminaristas apresentaram a peça cómica "O Lorpa" e uma encenação sobre a relação do ser humano com Jesus Cristo, no meio das tentações e seduções do mundo. Os pais apresentaram algumas peças de cariz mais cómico. Enfim, cada um deu o melhor de si para que tudo corresse bastante bem, com momentos muito agradáveis e interpelantes. Valeu a pena todo o trabalho de encenação e ensaio, com destaque para aqueles que se esforçaram, especialmente o Pref. Pedro Sousa, que conseguiu criar momentos muito sugestivos.

Após a sessão no auditório, juntámo-nos novamente no refeitório para um lanche ajantarado, antes da conclusão do dia com a oração da tarde, presidida pelo Pe. João Nélio.

Assim, encerrámos as nossas actividades do primeiro semestre e fizemo-lo (passe a imodéstia) com chave de ouro. Já cheira a férias por estes lados!!!

José Domingos, scj

plugins premium WordPress