Festa da Senhora do Loreto, 08 Dez 2019

Caros amigos da Igreja de Nossa Senhora do Loreto em Lisboa,

No dia 08 de Dezembro de 2019, pelas 11h30, realizou-se na Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Loreto inserida na Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
O novo Senhor Núncio Apostólico da Santa Sé em Portugal, D. Ivo Scapolo, presidiu à solene Concelebração Eucarística da Festa.
Concelebraram: D. António Braga, Bispo emérito da Diocese de Angra, Açores, Mons. Amaury Medina Blanco, Conselheiro da Nunciatura Apostólica em Lisboa, o Pe. José Agostinho scj, Superior Provincial dos Dehonianos em Portugal, o Pe. Manuel Barbosa scj, Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, o Pe. Sérgio Filippi scj, o Pe. Carlos Macedo scj e os três membros da Comunidade Dehoniana do Loreto, o Pe. Francesco Temporin scj, Reitor desta Igreja, o Pe. Paolo Riolfo scj, e o Pe. Manuel de Nóbrega scj.

O Senhor Presidente da República Portuguesa, fez-se representar pela sua assessora militar para a Força Aérea, coronel Pilav Diná Azevedo.
As autoridades da cidade de Lisboa fizeram-se representar.
Estava presente a Dra. Francesca Guariglia, embaixadora, ad ínterim, da Itália, e todo o pessoal da Embaixada Italiana, bem como a Dra. Lucia Violo e pessoal do Instituto de Cultura Italiano.
Estava a Dra. Luisa Colen, representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Marcou bem a sua presença a Junta Administrativa da Igreja do Loreto, formada pelo Senhor Provedor Engenheiro Giuseppe Maria Nigra, e pelas Doutoras Teresa Bartolomei, Nunziatella Allessandrini e Carla Minelli.

A Senhora do Loreto é a Padroeira da Aviação.
Estavam, por isso, muitos representantes das companhias aéreas portuguesas e estrangeiras que operam em Portugal, a começar pela TAP Portugal, e que empunhavam as suas bandeiras; presentes muitos representantes dos vários sindicatos e associações da aviação civil, empunhando igualmente as suas respectivas bandeiras que foram abençoadas depois da homilia.

Numa Igreja do Loreto restaurada, deslumbrante na sua beleza original e iluminada por numerosos faróis led, montados numa original elipse, esta festa foi bem vivida e participada pelos numerosos convidados e devotos.
O Coro da Tap abrilhantou a celebração com muita dignidade e beleza.
Serviram ao Altar diversos acólitos da nossa Igreja.
A reportagem fotográfica ficou a cargo do Sr. Leonardo Brito.
Entre os devotos da Senhora do Loreto estava um numeroso grupo de devotos de Alcafozes, no Concelho de Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa, região do Centro, onde se venera também, com muita devoção e solenidade, a Senhora do Loreto.

Depois da Comunhão Eucarística foi rezada a “Prece do Aviador”, pedindo a protecção da Senhora do Loreto para todos aqueles que trabalham nas actividades aeronáuticas.
Um animado convívio na Sacristia encerrou a Festa, que deixa boas recordações.

Formulamos votos de Santo Natal 2019 e de Feliz Ano Novo 2020.

Loreto, 10 de Dezembro de 2019

A Comunidade Dehoniana da Igreja do Loreto em Lisboa

 

[FAG id=13497]

plugins premium WordPress