Todos os anos, no mês de Outubro, organizam-se duas festas para celebrar o mês dedicado às Missões e recolher ajudas que se destinam a apoiar os missionários. A primeira destas festas aconteceu no passado dia 13. Os seminaristas ficaram este fim-de-semana no seminário e assim aproveitaram para participar neste momento.
A festa já estava a ser preparada há algum tempo com a limpeza da casa, a preparação dos espaços e a distribuição das tarefas a desempenhar, para que tudo corresse como previsto, ou seja, de forma organizada, de modo que as pessoas que viessem pudessem tirar o maior partido da festa!
O dia começou cedo. Às 8h00 da manhã, o Pe. Domingos acordou os seminaristas para que uma hora depois todos estivessem prontos para a realização das tarefas previstas. Depois do pequeno-almoço, os seminaristas dirigiram-se aos seus postos: dois “sinaleiros” para orientar o estacionamento dos carros, dois “carregadores” para ajudar as pessoas com mais dificuldade a levar as suas compras e dois outros na banca dos seminaristas, onde se vendiam terços, presépios e livros. Às 11h00, os que começaram a trabalhar desde a manhã à missa e os outros continuaram o trabalho dos amigos. Ao meio dia celebrou-se a eucaristia presidida pelo Pe. Eduardo (novo sacerdote Dehoniano) e concelebrada pelo Pe. Zeferino e pelo Pe. Costa. E foi assim a manhã…
De tarde, a partir das 15h00, no teatro, houve momentos de grande animação com os ranchos, os leilões, as anedotas, as cantigas… A festa acabou por volta das 19h00 e levou consigo a gente que, durante o dia, encheu o Seminário.
Foi um dia muito bem passado, muito produtivo e muito emocionante. É uma pena que esta festa só se realize uma vez por ano. Se houvesse mais eventos deste género ao longo do ano, de certeza que o Seminário ainda ia ter mais vida e mais animação do que já tem. E, claro, as Missões iam ter muito mais ajudas!…
Francisco Antunes, seminarista do 10º ano