Festa das Missões no Seminário Missionário Pe. Dehon

O dia 27 de outubro foi um dia de muita alegria, partilha, convívio e oração: foi a habitual “Festa das Missões”, no Seminário Missionário Padre Dehon, em Fânzeres, Porto.

Gente vinda de vários lugares, desde Aveiro, Marco de Canaveses, Paredes, Gandra, Duas Igrejas, Sobrosa, Cristelo, Besteiros, Penafiel, Porto, Gaia, Lavra, Póvoa do Varzim, Lisboa, etc., unidos pelo mesmo espírito missionário, fizeram a bonita experiência do “Ide e convidai todos para o banquete” (Mt 22, 5) da fraternidade e da partilha, como pede o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano. Com efeito, com a bênção de um belo dia de sol, foi uma extraordinária experiência de reencontros, de boa disposição e de partilha.

Às 11h, tivemos o nosso momento de ação de graças, a Eucaristia presidida pelo Pe. Nélio Luciano, missionário recentemente chegado de Moçambique, e concelebrada pelo Pe. João Nélio, Superior Provincial, pelo Pe. Igor Oliveira, Superior da comunidade do Seminário, pelo Pe. Armando Baptista e pelo Pe. Manuel Chícharo, membros da comunidade de Betânia. A capela encheu-se de corações missionários que celebraram a alegria de participar na missão de Jesus, de serem mediadores de esperança e de fé e de poderem celebrar a fraternidade. A Festa das Missões foi a celebração da nossa partilha com os missionários dehonianos, a colheita do fruto do nosso esforço de mais um ano de trabalho nos grupos missionários.

No fim da Eucaristia o Superior Provincial agradeceu a todos os que, de modos diversos e bonitos, dão continuidade a esta obra tão bela dos Dehonianos, começada pelo seu fundador, Padre Léon Dehon, lembrando que estamos a celebrar, em ano jubilar, os 100 anos da sua morte (12 de agosto de 1925-2025). Sublinhou que, ao longo do próximo ano, serão propostas várias iniciativas (peregrinações, retiros, orações, comemorações) para podermos conhecer melhor o Padre Dehon e assim deixarmos que ele inspire, com a sua santidade, o nosso dia a dia.

O almoço, servido a mais de 400 pessoas, pelos antigos alunos do Seminário e pela equipa do SAM com as Famílias Dehon, foi um belo momento de convívio, de reencontro e de partilha. Um verdadeiro banquete, não só de feijoada ou lombo, não só de rojões ou frango assado, mas sobretudo de gratuidade, de alegria, de serviço e paciência. Obrigado a todos por estes belos ingredientes.

A tarde foi animada pelo bom ambiente no bar, na feirinha e no leilão, que colocou à disposição dos presentes cabazes bem recheados, trazidos pelos grupos missionários. A bela música ambiente, convidando à festa e à dança, esteve ao encargo do Grupo Musical Chiclete, de Aveiro, que graciosamente e com muita competência animaram a nossa tarde com muita qualidade. O cheiro e o calor do Outono, lembrando já o São Martinho, chegou, por fim, com castanhas quentinhas e boas.

Fica o agradecimento a todos os que, de uma forma ou outra, contribuíram e ajudaram a viver esta linda Festa das Missões de 2024. Obrigado a todos os voluntários, ao coro da capela do Seminário, à Junta de Freguesia de Fânzeres, aos antigos alunos do Seminário e a todos os grupos missionários.

A todos um grande bem-haja.

A missão nunca acaba: ser missionário é ser discípulo de Cristo.

Linda e Celeste
(Grupo Missionário de Besteiros)