Festa do Coração de Jesus no Porto

Na passada sexta-feira, o Seminário Missionário Padre Dehon vestiu-se com traje de gala para a Festa do Coração de Jesus. Depois das preparações, limpezas e arranjos exteriores, faltava o mais importante: a Festa!

Às 19h00, reunimo-nos para celebrar a Eucaristia, presidida pelo Pe. Ricardo José e com vários concelebrantes das comunidades Dehonianas do Porto. A assembleia era composta pelos seminaristas, pelos pais de vários confrades da zona norte, pelos postulantes, pelos cristãos das redondezas que se associaram a este momento. A celebração foi daquelas em que o tempo flui sem que nos apercebamos disso: não havia pressa, não havia monotonia, não havia agitação.

Depois da Missa, seguiu-se o jantar. Uma refeição festiva, alegre e tranquila. Nem o facto de jogar a Selecção Nacional pareceu desestabilizar ou perturbar «os mais aficionados da bola». É costume dizer-se que o silêncio à mesa é sinal de que a comida é boa. Por isso, imiscuo-me de tecer qualquer comentário sobre a ementa da refeição, deixando que a vossa imaginação trabalhe.

No final, cada um regressou à sua vida. A nossa impressão é que cada qual o terá feito com um renovado entusiasmo e um ânimo mais alegre, fundados na compaixão e misericórdia de Jesus de Nazaré.

José Domingos, scj

plugins premium WordPress