Festa dos 500 anos da Igreja do Loreto

A Igreja de Nossa Senhora do Loreto esteve de festa no dia 08 de Abril de 2018.

Comemorou 500 anos de existência.

Foi, de facto, a 08 de Abril de 1518 que foi assinada a Bula da fundação da Igreja do Loreto.

Foi para comemorar dignamente esta efeméride que a Junta Administrativa da Igreja se lançou no restauro profundo de toda a Igreja, durante 8 meses.

Recebemos de Roma uma Bênção especial do Papa Francisco para a nossa Igreja do Loreto

O Domingo amanheceu com o toque festivo dos sinos.

Começaram a chegar os convidados, religiosos e civis:

Um convidado muito especial foi Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, devoto da Senhora do Loreto.

O Senhor Presidente da Câmara de Lisboa, Dr. Fernando Medina.

O novo Embaixador de Itália o Doutor Uberto Vanni D’archirafi.

O Embaixador dos U.S.A e sua família.

Presentes o Doutor Pierangelo Cammarota da Embaixada de Itália e o Senhor Luca Spiniello que  veio propositadamente de Itália para estar na Festa dos 500 anos do Loreto.

A Doutora Luisa Violo, directora do Instituto de Cultura  Italiano.

Estava também um representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Representantes da Ordem de Malta e da Ordem de S. Lázaro e de S. Maurício.

Bom grupo de devotos de Alcafozes, Idanha-a-Nova, onde também se venera a Senhora do Loreto.

A Junta Administrativa da Igreja do Loreto, composta pelo Eng. Giuseppe Maria Nigra, o Provedor, Dra. Teresa Bartolomei, Dra. Nunziatella Alessandrini, e a Dra. Carla Minelli.

Vieram numerosos italianos e portugueses, devotos e amigos da Igreja do Loreto.

 

A Eucaristia foi presidida pelo Sr. Núncio Apostólico Mons. Rino Passigato.

Concelebraram, D. Manuel Neto Quintas scj, Bispo do Algarve, D. António de Sousa Braga scj, Bispo emérito de Angra-Açores, Mons. Amaury Medina Blanco, conselheiro do Sr. Núncio Apostólico, Pe. José Agostinho de Figueiredo Sousa scj, Provincial dos Dehonianos em Portugal, Mons. Manuel Saturino Gomes scj, prelado do Tribunal da Santa Rota, Pe. Manuel Joaquim Gomes Barbosa scj, Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, Cónego João Seabra, Pároco da Encarnação, Cónego José Armando, Pároco do Sacramento e dos Mártires, Pe. Ermano Savorino, missionário da Consolata.

Pe. Francesco Temporin scj, reitor da Igreja do Loreto, Pe. Paolo Riolfo scj, Pe. Manuel de Nóbrega Chícharo scj, Pe. Dino Gottardi scj, antigo Reitor desta Igreja, Pe. Rafael Gonçalves da Costa scj, Pe. António Tomás Correia scj,  Pe. Sergio Filippi scj, Pe. António Pedro Fernandes Monteiro scj,

O Coro “Regina Coeli” abrilhantou a celebração e executou com mestria a Missa em latim “Benedicamus Domino” de Lorenzo Perosi, e executou outros cânticos em italiano.

Acólitos do Loreto e do Seminário de Alfragide serviram o altar.

A nossa Igreja tornou-se pequena para tantos cristãos que quiseram vir agradecer e rezar à Senhora do Loreto. A restauração de Igreja e a nova iluminação tornaram este templo bem acolhedor e digno de ser visto. Milhares de pessoas entram nesta Igreja para rezar, reconciliar-se com Deus e para apreciar a sua beleza neo-clássica.

Vivemos, sem dúvida, um dia memorável, com a Bênção e a Protecção da Senhora do Loreto. Que Ela abençoe todos os amigos da Igreja do Loreto em Lisboa.

 

Lisboa, 08 de Abril de 2018.

Os sacerdotes Pe. Temporin, Pe. Paolo e Pe. Manuel, dehonianos.

 

 

[FAG id=10820]

plugins premium WordPress